sebrae
EDUCAÇÃO

Enem 2020: Inep divulga novo gabarito e muda resposta em questões sobre racismo

Nas redes, candidatos questionaram respostas dadas inicialmente e apontaram alternativas consideradas racistas

28 janeiro 2021 - 11h51
Estudantes chegam para realização da prova do ENEM 2020, na unidade do Objetivo, na AV. Paulista, em São Paulo
Estudantes chegam para realização da prova do ENEM 2020, na unidade do Objetivo, na AV. Paulista, em São Paulo - (Foto: Taba Benedicto/Estadão)

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) alterou o gabarito de questões na prova de Linguagens do Exame Nacional do Ensino Médio (2020) nesta quinta-feira, 28. Nas redes sociais, candidatos criticaram a primeira versão do gabarito, publicada na quarta-feira pelo instituto, e apontaram haver racismo estrutural nas respostas até então dadas como certas. Na publicação das novas respostas, o Inep não mencionou as acusações.

Canal WhatsApp

Na prova de Inglês, uma questão trazia um trecho do romance Americanah, da escritora nigeriana Chimamanda Ngozi Adichie. Na cena retratada na passagem, a cliente recusa a oferta da cabeleireira de alisar seu cabelo e opta pelas madeixas naturais. No primeiro gabarito dado pelo Inep, o posicionamento da cliente era marcado por argumentos que "demonstram uma postura de imaturidade". Agora, na nova versão, a alternativa correta é "revelam uma atitude e resistência".

Em outra questão, sobre o processo de contratação em empregos, é apontada a discriminação feita por inteligências artificiais, que exclui candidatos pela origem racial, baseando-se no sobrenome e local de nascimento. Na primeira versão do gabarito, as tecnologias de informação eram vinculadas à linguagem. Na nova, estão ligadas ao preconceito.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop

Deixe seu Comentário

Veja Também

Mais Lidas