30 de setembro de 2020 Grupo Feitosa de Comunicação
(67) 99974-5440
(67) 3317-7890
JBS - Covid 19
RESULTADO ENQUETE

Em 2016, 55% dos pais vão optar por reutilizar o material escolar do ano passado

Os gastos com materiais escolares subiram em 2016. Por isso, o portal A Crítica lançou uma enquete para saber "Qual a melhor saída na hora de comprar?". Confira o resultado.

18 janeiro 2016 - 13h41Suelen Morales
Pais precisarão se planejar e economizar, já que todos os itens referentes a gastos com educação tiveram aumento de preços.
Pais precisarão se planejar e economizar, já que todos os itens referentes a gastos com educação tiveram aumento de preços. - Divulgação

O Portal A Crítica lançou a enquete: "Chegou a hora dos gastos com materiais escolares, que também sofreram aumento em 2016. Qual a melhor saída na hora de comprar?". A maioria dos leitores (55%) optou por "Reutilizar o que sobrou do ano anterior e comprar só o necessário"; 36% disseram que o melhor é "Pesquisar os preços"; 9% afirmam que a melhor opção é "Comprar à vista" e nenhum leitor optou por "Comprar material para o ano todo e parcelar".

Um levantamento produzido pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (IBRE) mostrou que houve alta nos preços dos materiais escolares (com exceção dos livros) em comparação ao ano passado, mas que estes não superaram a inflação acumulada, medida pelo Índice de Preços do Consumidor (IPC). 

De acordo com o estudo feito pelo economista do IBRE André Braz, os produtos e serviços que apresentaram alta, além dos materiais escolares, foram: o transporte escolar (8,31%), os livros didáticos (5,52%) e os livros não didáticos (0,68%). 

Como a maioria dos leitores (55%), a Assistente Parlamentar Simone Deodato garante que o melhor jeito para economizar é reutilizar o material do ano anterior e comprar somente o que for necessário. "Eu opto por reutilizar o material. Primeiramente, não tenho dinheiro sobrando e sou contra o consumismo. Por isso, busco tirar o consumo desnecessário da cabeça da minha filha", explica.

Quem compartilha da mesma opinião é o Sub-sindico Luiz Lima Júnior. "Vamos reutilizar o material escolar que sobrou do ano passado. Está tudo muito caro, então economizar é a escolha certa para o momento", pontua.

A professora de Artes Neddy Ester Pache de Souza Asseff, mãe de duas meninas e um adolescente, afirma que a melhor opção para economizar varia de acordo com o orçamento familiar. "Depende muito do dinheiro no momento, mas prefiro à vista. Além disso, compro o material básico sem frescuras e sem personagens", garante.

Para a fisiculturista Patrícia F. de Souza da Silva, mãe de dois meninos, a melhor opção também é comprar à vista. "Comprando à vista consigo mais desconto. Para mim, é  a melhor opção", disse.

 

Banner Whatsapp Desktop
TJ MS INTERNO

Últimas Notícias

ver todas as notícias

Enquete

Você já sabe em quem votar para prefeito de seu município?

Votar
Resultados
GAL COSTA
TJ MS
pmcg ms