O Ministério das Relações Exteriores divulgou ontem as normas para o próximo concurso de admissão à carreira de diplomata do Instituto Rio Branco. De acordo com a portaria publicada no Diário Oficial da União, neste ano serão ofertadas 18 vagas, número inferior a dos últimos concursos do órgão. No entanto, o edital ainda não foi divulgado.
O Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da Universidade de Brasília (Cespe/UnB) foi escolhido como organizador da seleção, e o contrato com a empresa é válido até 31 de dezembro deste ano. O último concurso também foi organizado pelo Cespe/UnB e teve 6.490 inscritos pra um total de 30 vagas, ou seja, com a concorrência média de 216 candidatos por chance. A remuneração inicial é atraente: R$ 13.623,19 podendo chegar a R$ 19.420,85 no posto mais alto, o de ministro de primeira classe.
Outra alteração trazida pela portaria diz respeito às provas de francês e de espanhol, que passam a fazer parte da terceira fase. Não haverá mais a quarta fase, é possível que a nota mínima da terceira aumente, em razão da entrada de mais duas disciplinas em seu programa.
