09 de março de 2021 Grupo Feitosa de Comunicação
(67) 99974-5440
(67) 3317-7890
Futebol

Cristiano Ronaldo é favorito hoje a prêmio de melhor do mundo

13 janeiro 2014 - 10h43
Cassems
Com mais de um gol marcado por partida em 2013, o atacante português Cristiano Ronaldo, de 28 anos, ídolo do Real Madrid, é o favorito para levar nesta segunda-feira a Bola de Ouro entregue pela Fifa ao melhor jogador do mundo, em evento de gala em Zurique, na Suíça.
 
Não será surpresa, no entanto, se o argentino Lionel Messi, de 26, do Barcelona, que teve um ano conturbado com lesões e números inferiores a Cristiano (0,95 gol por jogo), levar o troféu que conquistou nos últimos quatro anos.
 
O azarão é o francês Franck Ribéry, do Bayern de Munique, time campeão europeu e mundial no ano que passou.
 
O tema da festa será o Brasil, que receberá a Copa, de 12 de junho a 13 de julho.
 
Cristiano Ronaldo tenta erguer o troféu pela segunda vez. Ele venceu em 2008, quando defendia o Manchester United, da Inglaterra. De 2009 em diante, apenas Messi venceu.
 
Uma vitória do argentino após uma temporada mediana pode colocar em xeque o sistema de votação e abrir possibilidade para mudar o regulamento nos próximos anos.
 
Nesta segunda, funciona assim: a partir de uma lista de 23 nomes apontados pela Fifa e especialistas da "France Football", os capitães e os treinadores de 209 seleções e jornalistas de alguns desses países escolhem. Em dezembro, a Fifa divulgou os três mais votados, sem revelar a ordem.
 
Uma coisa que preocupa a Fifa é o "voto viciado". Representantes de seleções pouco expressivas – que são a maioria – repetem escolhas, independentemente do que o atleta tenha feito em campo.
 
Uma opção é aumentar a participação de especialistas (jornalistas e ex-jogadores) ou, até, dar peso ao voto dos representantes das seleções com base no ranking Fifa.
 
Também hoje serão anunciados a melhor jogadora – a brasileira Marta concorre –, o Prêmio Puskás de gol mais bonito – Neymar disputa – e os melhores treinadores.
 
Bola de Ouro
 
15h30 - ESPN Brasil, Bandsports, SporTV e Fox Sports
Banner Whatsapp Desktop
Cassems
Banner TCE