02 de março de 2021 Grupo Feitosa de Comunicação
(67) 99974-5440
(67) 3317-7890
Saúde

Consultório de Rua realiza teste de HIV e sífilis na antiga rodoviária

17 fevereiro 2014 - 14h05
População de rua e profissionais do sexo foi o público alvo
População de rua e profissionais do sexo foi o público alvo - Divulgação

A Secretaria Municipal de Saúde Pública (Sesau), por meio do Consultório na Rua e do
Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), realizou na manhã de hoje (16) testes rápidos de detecção de HIV, sífilis e hepatites B e C. A ação aconteceu no prédio o qual abrigava a antiga Rodoviária da Capital.

A fim de ampliar e aproximar a população dos serviços de saúde, o Consultório na Rua e o CTA conseguem se firmar e criam vínculo no atendimento a públicos específicos. “É importante que o serviço vá até o usuário, e a parceria é uma das coisas que dá resultado. Nós conseguimos, dessa forma, atender profissionais do sexo e moradores de  rua que estão no local”, reforça a coordenadora do Consultório na Rua, Maria Beatriz Almeidinha Maia.

Para Felipe Reys Galarza, de 57 anos, que realizou seus testes no local, todos deveriam ter a consciência de que a prevenção é a melhor forma de cuidar da saúde. “É tão importante como deveria ser um dever de todo cidadão saber o que tem, e é satisfatório saber que alguém se interessa pela nossa saúde”, conclui.

Na mesma linha de atendimento a esse público existe há dois anos na Capital o projeto T’amo, que atua como uma instituição civil de redução de danos, coordenado pelo cineasta Givago de Oliveira Silva. Ele explica que são feitas triagens e abordagens para atender a demanda com palestras e projeto de ocupação. “Temos uma vivência diária com usuários de crack e profissionais do sexo. A sensibilização é a partir do cinema, através de vídeos e clipes, e a abordagem tem sido aceita”, ressalta o coordenador, que desde então vem pesquisando o cotidiano e o público que frequenta o entorno do prédio.

A ação foi aberta à comunidade, além de funcionários e visitantes do local.
 

Banner Whatsapp Desktop
Banner TCE