
A Santa Casa e a Secretaria de Saúde de Campo Grande (Sesau) apresentaram o modelo de regulação a ser implantado na urgência e emergência do hospital ao Conselho de Usuários do mesmo. A reunião foi realizada na manhã desta quarta-feira (24) na sede do hospital e a operação foi detalhada aos conselheiros que discutiram e aprovaram o projeto. Quem explanou sobre como será implantado e como funcionará o serviço foi o superintendente da Santa Casa, Dr. Augusto Ishy, apoiado pelo superintendente de relações institucionais em saúde, Antônio Lastória, e o chefe da regulação, ambos da Sesau.

O Conselho Local é composto por usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) e responsáveis por deliberar sobre as atividades da instituição que, de alguma maneira, afetam o atendimento deste. Após a explanação do superintendente os presentes puderam fazer suas considerações e questionamentos, que foram respondidos pelo superintendente e pelos representantes da Secretaria Municipal.
Com o aval do Conselho e a participação das instituições que já haviam avalizado o projeto em reunião no Paço Municipal, decidiu-se que a partir de segunda-feira (29) a regulação começa a funcionar em caráter experimental.
A nova regulação será feita numa parceria entre a Santa Casa e a Sesau e esta última instalará uma agência de regulação nas dependências do hospital. Desta forma a Santa Casa absorverá os pacientes de sua referência devidamente regulados e os demais serão encaminhados pela Sesau ao ponto mais próximo para atendimento adequado. Além deste contra-referenciamento, a agência reguladora será responsável por emitir senhas de regulação aos pacientes que demandarem a Santa Casa espontaneamente e forem de sua referência.
Com a iniciativa a Santa Casa passa a trabalhar melhor naquilo que é sua especialidade, que são as médias e altas complexidades, além de urgências e emergências e a rede da Prefeitura passa a absorver os pacientes não urgentes, adequando o sistema.
