08 de março de 2021 Grupo Feitosa de Comunicação
(67) 99974-5440
(67) 3317-7890
Doação

Com estoque baixo, Banco de Leite do HU necessita de doações

22 janeiro 2014 - 09h47
Cassems
O HU (Hospital Universitário) da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) precisa com urgência de doadoras para o Banco de Leite Humano. Todo o leite humano doado é utilizado para alimentar bebês internados na UTI Neonatal e Unidade de Cuidados Intermediários (UCI), que ainda não têm a capacidade de sugar o leite do seio ou cujas mães não podem amamentar.
 
Com o atual número de bebês internados nessas unidades do HU, está sendo utilizado 1,5 litro de leite por dia. Nesse caso, o ideal é ter, em média, 45 litros de leite disponíveis por mês, somente para atender às necessidades do HU. Quando é possível, o Banco de Leite Humano ainda atende às UTI’s neonatais do Hospital Santa Rita e do Hospital Evangélico, o que não é o caso, atualmente, devido ao baixíssimo estoque de leite.
 
As interessadas em doar precisam entrar em contato com o Banco de Leite pelo telefone 3410-3273 ou 3410-3140, das 7h às 13h, e fornecer alguns dados. A coleta é feita em parceria com o Samu e Corpo de Bombeiros, que envia uma bombeira ou uma funcionária do Banco de Leite até a residência da doadora para fornecer os recipientes e explicar como deve ser feita a coleta e o armazenamento.
 
O leite materno é de fundamental importância para a recuperação de bebês com o estado de saúde debilitado, já que possui todas as proteínas, vitaminas, gorduras, água e outros nutrientes necessários para o seu completo desenvolvimento e proteção.
 
Para que o leite humano doado possa ser utilizado por outros bebês, é preciso passar pelo processo de pasteurização, o que aumenta sua validade em até seis meses. Na ausência do leite humano ordenhado pasteurizado (LHOP), são usadas fórmulas infantis, mas elas podem causar danos ao intestino do bebê.
 
Referência
 
O Banco de Leite Humano do HU recebeu, no último mês de dezembro, o Prêmio de Credenciamento e Certificado de Excelência na categoria Ouro, classificação máxima emitida pelo programa Ibero Americano de Bancos de Leite Humano, organizador da pesquisa.
 
A certificação é referente ao desempenho do ano de 2013 e leva em conta a qualidade do serviço oferecido, equipamentos, qualificação profissional, produção, volume de leite coletado e recursos humanos. São concedidos certificados nas categorias Ouro, Prata e Bronze.
Banner Whatsapp Desktop
Banner TCE