08 de março de 2021 Grupo Feitosa de Comunicação
(67) 99974-5440
(67) 3317-7890
Colunas

Coluna Ampla Visão

Cassems

POR UM TRIZ... 
Não foi desta vez que Bernal caiu. Mas após esse episódio é de se perguntar: ele mudará seu estilo e o discurso rançoso de complexado? Conseguirá finalmente montar uma equipe à altura da capital? Os órgãos da prefeitura voltarão da ser menos burocráticos no atendimento ao pessoal da construção civil, por exemplo? Até aqui falta-lhe preparo e estatura para o cargo. Não agrega! Mudamos para pior. De leve...
 
OS IGUAIS Dilma, Aécio, Eduardo Campos e Marina. Os discursos deles se parecem com poucas variações sobre esse ou aquele tema. É como uma receita desenvolvida por vários cozinheiros onde as diferenças ficam apenas no tempero. 
 
A PERGUNTA Qual seria até aqui a grande proposta dos quatro concorrentes capaz de mexer com a opinião pública, como Collor conseguiu aquela vez? Não só Dilma, como os demais primam pela falta de ousadia, pela mesmice e conservadorismo. 
 
PRIORIDADES Estabilidade da moeda, emprego, superávit da balança, manter os programas de transferência de renda e garantir a existência de uma nova classe social que consome, com carteira assinada e é claro com direito a voto.
 
RECOMENDO: No livro ‘Os Argentinos’, Ariel Palacios, correspondente da Globo News na Argentina desde 1996, conta um pouco de tudo sobre o vizinho país, com observações interessantes e desmitificando alguns de nossos conceitos . 
‘RIVALIDADE’ Os argentinos fazem melhores piadas de argentinos do que os brasileiros. Os argentinos heterossexuais amam as brasileiras. “Os brasileiros amam detestar a Argentina...e os argentinos odeiam ter que amar tanto o Brasil”.. 
 
BOVINOS Com 40 milhões de habitantes e um rebanho bovino de 62 milhões de cabeças, consomem 5% da carne produzida no mundo. Mas as primeiras vacas que lá chegaram (1955) eram portuguesas, via Santa Catarina e Assunção.
 
CONCEITOS: “O argentino é aquele que para cada solução...tem um problema”. “Ser agentino é ser triste. Ser argentino é estar longe” (Júlio Cortazar). O escritor argentino Marco Denevi define os irmãos como “inseguros fantasiados de solenes”. 
 
SAUDADES: Em 1910 os argentinos detinham 50% do PIB da A. Latina e 30 mil de seus ricos moravam em Paris, cidade pela qual eram apaixonados. Conta-se que em suas viagens levavam suas vacas nos transatlânticos para garantir o leite freco. 
 
FOLCLORE: No governo de Trioyen (1922) a situação econômica era tal que seus assessores – para evitar que ele soubesse das notícias ruins, imprimiam para ele exclusivamente a edição de um só exemplar apenas com notícias boas. 
 
O CARA! Após a morte de Peron, o astrólogo e mordomo do palácio José Lopes Rega ‘El Brujo’ virou – por ordem de Isabelita – o poderoso ministro do Bem-Estar Social, ordenando a depuração de ministérios e perseguição à esquerda peronista. 
 
MENEM Gostava da noite, o rei dos galanteios não perdoou nem Madonna. Sempre maquiado, seu cabeleireiro era figura imprescindível no dia a dia; aliás no avião presidencial (o Tango 10) havia uma cadeira de barbearia de uso exclusivo. 
 
FERNANDO DE LA RUA governou o país por 2 anos e 10 dias e saiu da Casa Rosa fugindo de helicóptero. Comparado ao Teodoro, farmacêutico sem graça, marido da Dona Flor de Jorge Amado; “meticuloso e sóbrio até causar exasperação.” 
 
O PEDIDO Na crise de 2002 o jornalista Ariel Palacios, após dar dinheiro e comida a um morador de rua (ex-empresário), ouviu: “Obrigado por isto. Mas poderia me trazer um livro para ler? Assim me sentiria de novo um ser humano”. 
 
CHARME Buenos Aires possui 12.500 quarteirões e 8.970 bares e cafés. A cada 4 quarteirões existem três bares. É tradição que os clientes tenham jornais grátis para ler e podem ficar o tempo que quiser, mesmo só consumindo água mineral. 
 
TABUS Em 1946 os eleitores da capital foram proibidos de votar em candidatos gays e em 1951 a admissão deles ao Exercito foi vetada. Em 1999, criticando a proibição, o Gal Martin Balza disparou: “Não vamos ter uma divisão de costureiras a cavalo”. 
 

 

Banner Whatsapp Desktop
Banner TCE