
Criminosos estão criando perfis falsos de estabelecimentos do setor com o objetivo de roubar dados pessoais e bancários de clientes e clonar aplicativos de mensagem.

Essa mesma situação ocorreu em 2020 e vem se repetindo no início deste ano, quando páginas falsas com nome similar do local são criadas, às vezes acrescentando pontos ou letras, utilizando logomarca e fotos reais baixadas das redes verdadeiras, para enganar os clientes mais desatentos e dessa forma aplicar os golpes.
“Bares e restaurantes que foram vítimas dessa clonagem estão alertando em suas redes sobre o ocorrido, mas é fundamental que os clientes estejam atentos, e nunca passarem qualquer dado sem checar diretamente com o local. Os estabelecimentos não costumam enviar SMS ou direct solicitando informações, códigos ou senhas e que isso já é um indicador da possibilidade de golpe, por isso o cliente deve estar alerta”, destaca o presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes de Mato Grosso do Sul (Abrasel/MS), Juliano Wertheirmer.
A entidade explicou que os estabelecimentos que tiverem seus perfis ou páginas clonadas devem realizar denúncia nas próprias redes sociais, para que o falso seja retirado do ar e, em casos mais graves, denunciar junto às autoridades competentes. O mesmo para os clientes que foram vítimas de golpes devem denunciar imediatamente à polícia, bem como relatar nas redes.
