27 de fevereiro de 2021 Grupo Feitosa de Comunicação
(67) 99974-5440
(67) 3317-7890
Colunas

Claudio Humberto com atos e fatos da política no Brasil

20 dezembro 2013 - 12h00

Brasília, sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

 

Cláudio Humberto

 

“Não tenho ilusão quanto a isso, não”

Ministro Joaquim Barbosa cético quanto à mudança dos políticos após o mensalão

 

Nem a pedido da PF Dilma afasta diretor suspeito

Responsável pela Operação Agro-Fantasma, que investiga desvio de recursos públicos na Cia Nacional de Abastecimento (Conab), do Ministério da Agricultura, o delegado Maurício Todeschini, da Polícia Federal, pediu o afastamento do cargo de Silvio Porto, diretor de Política Agrícola, um dos principais investigados. O governo ignorou a solicitação. Nesses casos, a PF teme a eventual destruição de provas.

Serviços prestados

Com fama de ativo “captador” de doações para as campanhas do PT, Silvio Porto é tido como uma das eminências pardas do governo Dilma.

‘Rainha’ com medo

Silvio Porto manda mais que Rubens Rodrigues Santos, presidente que tem medo do subordinado e virou uma “rainha da Inglaterra” da Conab.

Costas largas

Outro fator de estabilidade de Silvio Porto no cargo é sua ligação ao ministro Gilberto Carvalho, chefe da Secretaria-Geral da Presidência.

Blindagem

Levado para depor, Silvio Porto foi liberado no mesmo dia. A PF pediu também, sem êxito, mandado de busca e apreensão na casa dele.

Aécio quer Cássio disputando governo paraibano

Em busca de palanques fortes nas eleições à Presidência, Aécio Neves (PSDB-MG) pressiona o senador correligionário Cássio Cunha Lima a disputar o governo da Paraíba, em 2014. Levantamento encomendado ao Consult Pesquisa mostra Cássio com 41,35% das intenções de votos, o dobro do governador Ricardo Coutinho (PSB), que tem apenas 20,35%. Já Veneziano (PMDB) aparece em terceiro lugar, com 13%.

Mal na fita

O governador Ricardo Coutinho tem alta rejeição (21% não votariam nele de jeito nenhum) contra 13% de Veneziano e 7,5% de Cássio.

Ladeira abaixo

Os protestos de rua detonaram o apoio ao governo Ricardo Coutinho: caiu de 29,6% em abril para 20,5% em agosto e 16,95% em dezembro.

Sob nova direção

Ex-presidente da Frente Parlamentar do Agronegócio, o deputado Moreira Mendes (RO) será o líder do PSD na Câmara, em 2014.

Fora da cota

No PMDB, é consenso que o comando do Ministério do Turismo deverá sair da cota do senador José Sarney, a quem é atribuída a indicação de Edison Lobão para o importante Ministério de Minas e Energia. 

De olho nas ruas

O cantor e ex-ministro Gilberto Gil gravou o jingle do programa nacional de TV do PV, o primeiro a ir ao ar em 2014, que terá como mote: “Você pode até não saber, mas tem um pouco de Partido Verde em você”.

Competência

Parte do êxito da venda dos aviões de combate Gripen se deve a um discretíssimo e respeitado personagem: o ex-senador Marco Maciel. Foi ele quem primeiro defendeu a opção do Brasil pelos caças suecos.

Ascenção

Com o deputado Anthony Garotinho (PR) inteiramente voltado para a campanha ao governo do Rio, o deputado e vice-líder Bernardo Santana (MG) assumirá a liderança do PR na Câmara em 2014.

Sem exceção

Primeiro-secretário da Força Sindical, Sérgio Leite não vê nada de extraordinário nas reclamações sobre a falta de interlocução com o governo Dilma: “Todos reclamam, nós e a torcida da Portuguesa”.

Pede pra sair

Para Sérgio Zveiter (PSD-RJ), relator do recurso do deputado Natan Donadon, o presidiário deveria renunciar logo ao mandato: “O processo ficou para fevereiro, e ele não tem direito a mais nada”.

Sem noção

Deputados do PSDB reclamaram de Eduardo Azeredo (MG) no evento de lançamento das diretrizes do programa de Aécio Neves para 2014. Acham que a presença dele lembra o mensalão mineiro.

Estratégia

Na tentativa de frear grupo que ameaça antecipar convenção nacional do PMDB, o vice Michel Temer parte para o radicalismo: ameaça tirar do encontro uma decisão definitiva. Não vai dar para voltar atrás.

Pensando bem...

...agora falta arranjar o inimigo para enfrentar com os novos caças de combate mezzo suecos, mezzo americanos.

 

PODER SEM PUDOR

Gratidão prescrita

Otávio Mangabeira chegou à casa do senador João Cândido Ferraz e encontrou na sala um grande retrato do brigadeiro Eduardo Gomes:

- Você ainda conserva este santo na redoma?

- Claro, doutor Otávio. É uma homenagem a um grande brasileiro e um gesto de gratidão pessoal.

- Ora, Zé Cândido, a homenagem eu compreendo. Mas gratidão política a gente guarda seis meses. E faz mais de quatro anos que ele perdeu pela segunda vez. Essa sua gratidão já está prescrita...

_

Com Ana Paula Leitão e Teresa Barros

www.diariodopoder.com.br

Banner Whatsapp Desktop
Banner TCE
TJ MS