06 de março de 2021 Grupo Feitosa de Comunicação
(67) 99974-5440
(67) 3317-7890
Educação

Bernal assina decreto que recoloca Ceinfs na Educação

20 janeiro 2014 - 17h22
Falou de seu compromisso com as crianças
Falou de seu compromisso com as crianças - Divulgação
Cassems
Após quase duas décadas, o governo municipal de Campo Grande concretizou nesta segunda-feira (20) uma exigência da legislação e da comunidade escolar campo-grandense, que atribui à secretaria municipal de Educação a administração dos Centros de Educação Infantil do município. O decreto que dispõe sobre o funcionamento dos Ceinf, que a partir de agora será integralmente gerido pela Semed, foi assinado nesta manhã, pelo prefeito Alcides Bernal (PP), em solenidade no auditório Lúdio Martins Coelho, que reuniu mais de 500 pessoas.
 
Até pouco tempo a educação infantil não fazia parte do estágio da educação básica e sim de programas sociais. Com a Lei 9.394/96 – que institui as diretrizes e bases da Educação Nacional, a educação infantil passou a ser considerada a primeira etapa da educação básica. Na Capital, os Ceinfs, a partir de 2007, passaram a ser administrados por meio de gestão compartilhada entre a Secretaria Municipal de Assistência Social e a Secretaria Municipal de Educação. 
 
Durante o ato de assinatura do Decreto, Bernal disse que esse era um compromisso seu com a qualidade da educação oferecida às crianças. “Esse é um momento ímpar. Sabemos da luta que por anos os educadores e até mesmo a sociedade travou para buscar o cumprimento da lei que insere a educação infantil como um estágio da educação básica”, ressaltou.
 
“Com a força do trabalho e empenho de todos que acreditaram em uma mudança, os resultados, e todos positivos, têm aparecido, pois nada se sobrepõe à força do trabalho. O Ministério Público é um bom exemplo, que entendeu que precisávamos estudar o processo para dar esse passo importante. E, em apenas um ano à frente da Prefeitura, conseguimos atingir esse objetivo, que por quase duas décadas foi deixado de lado”, disse.
 
Transferência
 
O secretário municipal de Educação, José Chadid, esclareceu que durante o primeiro ano da nova gestão, as equipes técnicas estudaram minuciosamente o processo de transferência integral dos Ceinfs para a Educação, a fim de que se cumprisse o que há muito tempo era dever do município, mas que fosse feito com responsabilidade.
 
“Esse momento é um marco histórico na educação de Campo Grande. No ano passado tivemos tempo para mapear a gestão e a pedagogia aplicada nos Ceinfs o que não nos permitia romper de imediato o processo. Mas em apenas um ano à frente da administração da Capital, liderados pelo prefeito Alcides Bernal, que dia após dia nos cobra que seja cumprida cada meta de seu governo, que é um governo popular, em que coloca o cidadão à frente de qualquer outra coisa. Desta vez, as crianças de Campo Grande estão em primeiro lugar”, enfatizou.
 
Com a inclusão dos Ceinfs no sistema municipal de Educação, a administração municipal, por meio da Semed, terá a partir de agora a atribuição de proporcionar a formação integral da criança na etapa da educação infantil, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, como complementação à ação da família, cumprindo as funções indispensáveis e indissociáveis: Cuidar e Educar. 
 
Neste contexto, o Promotor de Justiça responsável pela Promotoria da Infância e Juventude Sérgio Fernando Harfouche defendeu a administração de Bernal referindo-se que o chefe do executivo municipal “tem acertado desde o início”.
 
Ele reconheceu a responsabilidade do prefeito em tornar fato concreto os compromissos de campanha. “A educação infantil era um compromisso do prefeito e que hoje ele vem anunciar esse importante passo. Atribuir os Ceinfs à Educação Básica era uma dívida que se arrasta há muitos anos em Campo Grande. Sabemos que é nessa faixa etária que se define o perfil para a formação de qualquer cidadão. As crianças têm agora essa garantia por meio do decreto que determina o processo pedagógico na gestão dos Ceinf”, considera o promotor.
 
“Há mais de dez anos estamos buscando zerar o déficit de vagas nos Ceinfs e vejo neste momento, por meio das ações do Município, que isso não é tão difícil quanto nos mostravam e confiamos nessa administração para atingir mais esse nobre objetivo”, aribuiu ao prefeito um novo desafio.
 
Por um ano à frente da gerência dos Ceinfs, a secretária Municipal de Políticas e Ações Sociais e Cidadania, Thais Helena, enalteceu em seu discurso, o trabalho de excelência desempenhado pelas equipes de profissionais que atuam nos Ceinfs. “Em sua maioria mulheres, as profissionais que têm a responsabilidade de cuidar e zelar das nossas crianças merecem os nossos aplausos, pois são dedicadas em suas tarefas e eu tive a honra de acompanhar a execução de suas tarefas no dia a dia. Desde a cozinheira que zela do cardápio oferecido às crianças, as recreadoras, diretoras, enfim, todas as pessoas que tornam o Ceinf um modelo de bom atendimento. São pessoas que enfrentam qualquer adversidade sem deixar que nada afete as crianças que estão dentro de cada Ceinf”, ressaltou.
Banner Whatsapp Desktop
Banner TCE