20 de outubro de 2020 Grupo Feitosa de Comunicação
(67) 99974-5440
(67) 3317-7890
al outubro2
Projeto Social

Aulas do Projovem começam amanhã

Élio Taveira
Fort  Atacadista - 21 ANOS

As aulas do Projovem  foram transferidas para o dia 8 de setembro. O adiamento se deve ao treinamento dos professores que será concluído nesta semana. Pelo menos 1.957 jovens fizeram a matrícula no projeto que oferece oportunidades de elevação da escolaridade, de qualificação profissional e de planejamento e execução de ações comunitárias de interesse público. Neste ano, o projeto recebeu alterações entre elas o limite de idade que passou para 29 anos e a adaptação da carga horária para o jovem que trabalha.

De acordo com o a secretária municipal de Assistência Social, Ilza Mateus o projeto tem promovido a transformação na vida de muitos jovens devolvendo a auto-estima, a auto-confiança e a segurança na hora de procurar um emprego. Desde 2005, o projeto formou 1.400 jovens. A última turma teve a formatura realizada no último domingo com solenidade que teve a participação de pais, familiares e amigos. “Foi muito emocionante ver a transformação de muitos jovens que começaram o curso sem perspectivas e hoje estão mais maduros para enfrentar a vida”, disse a secretária.

Além da idade estendida, o projovem mudará também a carga horária diária de cinco horas para 3 horas e meia e as aulas começaram a partir das 19 horas. Segundo a secretária, o horário anterior limitava a participação aos jovens que ainda não trabalham. “As aulas tinham inicia às 17h45min e deixava de ser atraente para muitos jovens”, analisa Ilza Mateus que espera alcançar a meta de dois mil participantes.

Além de proporcionar educação e qualificação durante um ano e meio, o projovem oferece bolsa mensal de R$ 100,00. Podem se inscrever no programa, jovens com idade entre 18 e 29 anos, que saibam ler e escrever, com ou sem vínculo formal de trabalho, mas necessariamente que ainda não concluíram o ensino fundamental.

Os participantes devem concluir o ensino fundamental e ainda receber qualificação profissional em três áreas: administração, telemática (montagem e desmontagem de computador) e madeira e móveis (reformar móveis e produzir cadeiras). As aulas do Projovem Urbano serão relizadas em escolas municipais de 15 regiões de Campo Grande e a única exigência para o recebimento da bolsa é que o aluno tenha 75% de presença.

Banner Whatsapp Desktop
AL MS
PMCG