segov dengue
SEGURANÇA

Aplicativo ajuda a recuperar 168 mil veículos roubados no país em apenas dois anos

O aplicativo é gratuito e pode ser baixado em celulares e tablets, pelas plataformas Android, IOS e Windows Phone, ou pode ser acessado por computadores.

22 dezembro 2015 - 18h44DA REDAÇÃO
Divulgação
Comper

Criado há dois anos pelo Ministério da Justiça, o aplicativo Sinesp Cidadão já ajudou a recuperar 168 mil veículos roubados ou furtados em todo o Brasil. Com base em registros criminais, a ferramenta permite que a população identifique motos, carros e caminhões que tenham sido alvos de bandidos e avise à polícia imediatamente, sem que a pessoa se identifique.

O aplicativo é gratuito e pode ser baixado em celulares e tablets, pelas plataformas Android, IOS e Windows Phone, ou pode ser acessado por computadores. Depois de baixá-lo, é só digitar a placa de qualquer veículo. São mais de 390 milhões de consultas desde 2013.

Além de checar placas de veículos, o Sinesp Cidadão oferece outros serviços, como descobrir se há alguma ordem judicial contra uma pessoa. Basta digitar dados básicos, como nome e números de documentos. Dessa forma, também já foram cumpridos 25 mil mandados de prisão de pessoas foragidas em pouco mais de um ano e meio de funcionamento desta outra funcionalidade.

Durante a consulta, o aplicativo informa se os dados digitados conferem com os do veículo ou mesmo se há denúncia de que ele foi roubado de alguém. Nesse caso, a pessoa deve avisar sobre a situação à polícia, para que profissionais apurem o caso. Não é preciso se identificar.

A secretária Nacional de Segurança Pública, Miki explica que o Sinesp é um portal de informações integradas que, em parceria com os entes federados, possibilita consultas estatísticas, operacionais, investigativas e estratégicas relacionadas a drogas, segurança pública, justiça criminal, sistema prisional, entre outros.

"Em inúmeros casos pelo País afora, a polícia foi chamada por usuários do Sinesp Cidadão e descobriu que aquele automóvel seria usado por assaltantes, conseguindo prendê-los antes que cometessem novos crimes", explica Regina. "Há também comunicados sobre locais onde bandidos deixam estacionados veículos que acabaram de furtar, para depois buscá-los para fazer desmanche", exemplifica a secretária.

O Sinesp Cidadão é uma plataforma tecnológica sobre segurança pública, desenvolvida pela Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça (Senasp) em parceria com o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro).

"Por meio do Sinesp procuramos subsidiar diagnósticos de criminalidade, formulação e avaliação de políticas de segurança, além de promover a integração nacional de informações de forma padronizada", informa a secretária.

Banner Whatsapp Desktop

Deixe seu Comentário

Veja Também

Mais Lidas