sebrae
ÀS ESCURAS

Amapá é atingida novamente por apagão na noite desta terça

A CEA ainda não identificou a causa do problema e aguarda relatório; Randolfo Rodrigues se manifesta cobrando autoridades

17 novembro 2020 - 20h31Felipe Ribeiro
Moradores da capital do Amapá, em Macapá, fazem protestos
Moradores da capital do Amapá, em Macapá, fazem protestos - (Foto: Maksuel Martins/Estadão Conteúdo)

Um novo apagão atingiu por volta das 21h05 (horário de Brasília) a capital do estado do Amapá, nesta terça-feira (17). A CEA (Companhia de Eletricidade do Amapá) disse que ainda não sabe identificar o motivo do problema na cidade e aguarda um relatório da Eletronorte.

Canal WhatsApp

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) também confirmou o ocorrido e explicou que a falta de energia não teve origem na linha de transmissão e que o transformador que fica dentro da subestação está funcionando normalmente. Segundo a prefeitura de Macapá, esse equipamento sofreu uma sobrecarga.

Agora há pouco, o senador Randolfo Rodrigues (Rede-AP) se manifestou por meio de uma postagem no Twitter dizendo que mais uma vez a cidade estava com um apagão total. Na publicação, o parlamentar também cobrou as autoridades sobre o problema.

Hoje, é o 15º dia que o apagão assola o estado, afetando 13 dos 16 municípios do Amapá. Ontem (16), 37 geradores termelétricos começaram a ser descarregados, o que deveria garantir, provisoriamente, 100% do retorno do fornecimento de energia elétrica assim que os equipamentos fossem acionados.

A população amapaense sofre desde o dia 3 de novembro com a falta de energia elétrica, após a principal subestação do estado ser acometida por um incêndio. Durante quatro dias, todas as cidades do Amapá ficaram sem luz. As causas do problema ainda estão sendo investigadas.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop