28 de setembro de 2020 Grupo Feitosa de Comunicação
(67) 99974-5440
(67) 3317-7890
PMCG
AEROPORTOS

Aeroportos brasileiros batem recorde de pontualidade

O índice de pontualidade de decolagens em 15 grandes aeroportos brasileiros no fim de ano chegou a 91,9%, o melhor resultado em nove anos.

14 janeiro 2016 - 15h45DA REDAÇÃO
Divulgação
O FLOR DA MATA - NOTICIAS

O índice de pontualidade de decolagens durante a Operação Fim de Ano em 15 grandes aeroportos brasileiros chegou a 91,9%, o melhor resultado em nove anos. Os números consolidados da operação foram divulgados, nesta quinta-feira (14), pela Secretaria de Aviação Civil (SAC), que coordenou a operação, e levam em conta os resultados obtidos entre 10 de dezembro e 10 de janeiro. 

O balanço aponta que, das 55.673 decolagens realizadas durante o período, somente 8,1% dos voos partiram com atraso, índice recorde dentro da série histórica iniciada em dezembro de 2007 (quando os voos atrasados chegavam a 30% das partidas realizadas). Na operação anterior, ou seja, na virada de 2014 para 2015, a proporção de atrasos em relação às decolagens foi de 10,8%.

“A integração do setor aéreo é o que nos leva a ter resultados cada vez melhores. O alto nível de complexidade de uma operação como essa, envolvendo órgãos públicos e iniciativa privada, mostra o nível de preparo da aviação brasileira. Não é por acaso que estamos crescendo e emplacando posições de destaque em rankings internacionais de pontualidade e segurança”, avalia o ministro da Aviação Civil, Guilherme Ramalho.

Durante a operação Fim de Ano, agentes do setor aéreo colocam em prática um esquema de reforço nas operações, para atender o grande fluxo de passageiros que viaja nesse período. A estratégia é acordada entre integrantes do setor público e da iniciativa privada.

Participaram da operação 15 aeroportos, que são responsáveis por 80% do fluxo de passageiros no País. São eles: Guarulhos, Congonhas e Viracopos (SP), Galeão e Santos Dumont (RJ), Brasília (DF), Confins (MG), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Salvador (BA), Curitiba (PR), Manaus (AM), Fortaleza (CE), São Gonçalo do Amarante (RN) e Cuiabá (MT). Estima-se que 16 milhões de passageiros tenham passado por esses terminais durante o período.

A SAC destaca que o resultado final obtido cumpre meta prévia que havia sido firmada entre a Secretaria, companhias aéreas e autoridades responsáveis pela gestão aeroportuária no País, de manter os atrasos abaixo de 15%. Nos balanços parciais da Operação, esse índice foi de 13% (10 a 15/12), 10,2% (16 a 20/12), 9% (21 a 29/12), 4,9% (30/12 a 05/01) e 4,82% (6 a 9/01).

Ranking internacional

Aeroportos e companhias aéreas brasileiras estão entre os mais pontuais da aviação mundial. É o que afirma pesquisa da consultoria britânica OAG, especializada em inteligência de mercado de aviação, que tem a maior rede internacional de dados sobre viagens aéreas. O relatório Liga da Pontualidade 2015 mostra que os principais aeroportos do País obtiveram alguns dos melhores índices globais em diversas categorias da pesquisa, à frente, inclusive, de grandes terminais estrangeiros.

Na categoria dos maiores do mundo (mais de 20 milhões de passageiros/ano), Guarulhos aparece como o terceiro mais pontual (87,5%). Entre os 20 aeroportos com o maior número de conexões potenciais entre voos – os chamados megahubs – Congonhas ocupa a segunda posição no ranking, e Guarulhos vem logo após, em terceiro lugar.

Banner Whatsapp Desktop
GAL COSTA

Últimas Notícias

ver todas as notícias

Enquete

Você já sabe em quem votar para prefeito de seu município?

Votar
Resultados
TJ MS INTERNO
pmcg ms
TJ MS