ribas
ESPORTE

Santos e Palmeiras empatam e perdem chance de encostar nos líderes do Brasileiro

A igualdade tem um sabor mais amargo para o Santos. O time continua sem vencer clássicos nesta temporada e teve maior domínio do jogo

5 dezembro 2020 - 18h32
Com empate, o Peixe segue sem vencer clássicos em 2020
Com empate, o Peixe segue sem vencer clássicos em 2020 - (Foto: Cesar Greco/Palmeiras)
Comper

Santos e Palmeiras fizeram neste sábado um clássico movimentado e de quatro gols. Mas como acabou empatado, o resultado não ajudou ninguém no Campeonato Brasileiro. O placar de 2 a 2 na Vila Belmiro deixa os times distantes dos líderes da competição, em especial do primeiro colocado, o São Paulo. O time do Morumbi pode fechar a rodada com nove pontos de vantagem sobre os rivais - ambos estão com 38.

A igualdade tem um sabor mais amargo para o Santos. O time continua sem vencer clássicos nesta temporada e teve maior domínio do jogo. Marinho incomodou bastante a defesa palmeirense e participou dos dois gols. O time alviverde sofreu com problemas no meio-campo e não conseguiu levar muito perigo ao gol de John Victor. A partida teve também dois lances decididos pelo VAR.

Mesmo às vésperas de compromissos no meio de semana pela Copa Libertadores, os times não pouparam os principais jogadores. O Santos escalou a mesma formação utilizada no meio de semana contra a LDU enquanto o Palmeiras precisou mudar quatro jogadores por causa de problemas físicos ou suspensão. Os desfalques até levaram o time alviverde a improvisar o zagueiro Emerson Santos como volante, por falta de opções.

Apesar disso, quem começou melhor foi o Palmeiras. A equipe ocupou mais espaços, deixou o Santos sem saída de bola e teve a primeira oportunidade de perigo com o próprio Emerson Santos, aos 11 minutos, em chute de fora da área. A equipe da casa só começou a chegar ao ataque depois dos 20, após Marinho e Soteldo conseguirem participar mais. Eles passaram a buscar a bola e a levar perigo em arrancadas.

Quem começou a ser o grande destaque foi justamente Marinho. O vice-artilheiro do Brasileirão quase marcou em um chute defendido por Weverton e pouco depois criou a jogada do gol. O uruguaio Viña errou um bote e após a bola passar por Marinho e Kaio Jorge, Diego Pituca completou, aos 37 minutos do primeiro tempo. O primeiro tempo terminou com uma justa vitória santista.

Os times tiveram um intervalo prolongado por causa de um apagão nos refletores do estádio. Foram 26 minutos de paralisação até o segundo tempo começar e logo o jogo a mudar de rumo. O santista Lucas Veríssimo tocou com a mão na bola ao tentar cortar um cruzamento. O árbitro de vídeo analisou o lance e confirmou o pênalti. Raphael Veiga converteu, aos 9 minutos.

A virada palmeirense veio em um momento curioso. Willian seria substituído, mas permaneceu em campo para participar de um lance de escanteio. Decisão corretíssima. O atacante aproveitou a sobra e completou para o gol, aos 17 minutos. A liderança durou pouco. De novo Marinho foi decisivo e deixou o placar em 2 a 2 aos 26, em um chute cruzado. O gol levou o Santos a recuperar o domínio.

Mais inteiro fisicamente, o time da casa ficou no campo de ataque pelo restante do tempo. O Palmeiras demonstrou cansaço, perdeu o zagueiro Empereur por lesão no fim do jogo, quase não tinha forças para o contragolpe e ainda perdeu no fim Zé Rafael, expulso após análise de infração pelo VAR, em dividida com Felipe Jonatan.

FICHA TÉCNICA
SANTOS 2 X 2 PALMEIRAS

SANTOS - John Victor; Pará, Lucas Veríssimo, Luan Peres e Felipe Jonatan (Laércio); Alison (Vinícius Balieiro), Diego Pituca e Soteldo; Marinho, Lucas Braga (Bruninho) e Kaio Jorge. Técnico: Cuca.

PALMEIRAS - Weverton; Mayke, Luan, Alan Empereur (Kuscevic) e Viña; Emerson Santos, Zé Rafael e Raphael Veiga; Gabriel Veron, Lucas Lima (Breno Lopes) e Willian (Gabriel Silva). Técnico: Vitor Castanheira.

GOLS - Diego Pituca, aos 37 minutos do primeiro tempo. Raphael Veiga, aos 9, Willian, aos 17, e Marinho, aos 26 minutos do segundo tempo.

ÁRBITRO - Flávio Rodrigues de Souza (Fifa/SP).

CARTÕES AMARELOS - Soteldo, Lucas Veríssimo, Lucas Lima, Emerson Santos, Mayke e Diego Pituca.

CARTÃO VERMELHO - Zé Rafael.

RENDA e PÚBLICO - Portões fechados.

LOCAL - Vila Belmiro, em Santos (SP).

Banner Whatsapp Desktop

Deixe seu Comentário

Veja Também

Mais Lidas