sebrae
ESPORTE

Napoli perde jogo para a Juventus por WO e é penalizado com um ponto na tabela

A delegação foi impedida de viajar para Turim pelas autoridades locais por causa da falta de segurança sanitária

14 outubro 2020 - 13h11
Equipe de Turim foi ao estádio para cumprir todos os protocolos de um jogo comum
Equipe de Turim foi ao estádio para cumprir todos os protocolos de um jogo comum - (Foto: Alessandro Di Marco)

Gerardo Mastrandrea, juiz desportivo da Federação Italiana de Futebol (FIGC, sigla em italiano), sentenciou, nesta quarta-feira, a derrota do Napoli, por 3 a 0, além da perda de um ponto na classificação por não ter se apresentado para a partida contra a Juventus, em Turim, dia 4 de outubro, em duelo válido pela terceira rodada do Campeonato Italiano.

Canal WhatsApp

O time de Nápoles teve dois casos de covid-19 em seu elenco - o polonês Piotr Zielinski e o macedônio Elijf Elmas, além de um membro da comissão técnica - e a delegação foi impedida de viajar para Turim pelas autoridades locais por causa da falta de segurança sanitária. Os jogadores da Juventus, assim como a arbitragem, além de jornalistas e cerca de mil torcedores, compareceram e foram ao gramado da Allianz Arena.

A Série A, liga que organiza o Campeonato Italiano, manteve a postura de que a partida deveria acontecer, pois o Napoli tinha pelo menos 13 jogadores à disposição para atuar - mínimo necessário segundo o protocolo atual.

"O juiz desportivo ordena a aplicação das sanções previstas pelo artigo 53 das NOIF (normas organizativas internas da FIGC) pela não disputa da partida entre Juventus e Napoli: derrota por 3 a 0 e um ponto de penalização para a temporada 2020/2021", informou o comunicado oficial da Serie A.

Com a punição, o Napoli, que havia vencido os dois primeiros jogos, passa a somar cinco pontos e cai para a oitava colocação, enquanto a Juventus alcança os sete pontos, junto com Sassuolo e Internazionale. A liderança continua com Atalanta e Milan, ambos com nove pontos cada.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop