
No segundo dia de visita a Londres, o ministro do Esporte, Leonardo Picciani, conversou, nesta terça-feira (7), com autoridades britânicas sobre os preparativos dos Jogos Olímpicos e o intercâmbio entre Brasil e Reino Unido no esporte escolar.

Em conversa com o ministro dos Negócios Estrangeiros e da Commonwealth, Hugo Swire, Picciani recebeu a confirmação do apoio do governo britânico nas operações de segurança e de inteligência durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016. Segundo Picciani, Swire “destacou a troca de informações nessa área e o envio de policiais britânicos ao Rio de Janeiro para apoiar nosso trabalho”.
Esporte escolar
Para dar continuidade ao acordo de cooperação de esporte escolar entre o Brasil e o Reino Unido, Picciani se reuniu com o diretor nacional para o Programa de Patrocínio ao Atleta Talentoso (TASS, na sigla em inglês), Guy Taylor, e defendeu a importância de pensar o esporte como fator de inclusão social e lazer, para além do investimento em atletas de alto rendimento.
Guy Taylor disse que, nos últimos 10 anos, o Reino Unido apoiou 7 mil atletas estudantis, dos quais cerca de 100 conquistaram medalhas olímpicas ou paralímpicas. Mas o que mais importa, na visão dele, é que esses medalhistas depois atuam como técnicos e incentivadores da prática esportiva. “Estamos prontos para avançar na nossa parceria”, anunciou.
O acordo de cooperação entre Brasil e Reino Unido foi firmado em junho de 2011 com o objetivo de incentivar jovens atletas e promover o intercâmbio. A iniciativa possibilitou a participação de estudantes brasileiros nos UK School Games (os Jogos Escolares do Reino Unido) e de estudantes ingleses na Olimpíada e Paralimpíada Escolares no Brasil.
Nesses quatro anos, cerca de 80 atletas e técnicos brasileiros e outros 80 atletas e dirigentes britânicos participaram das atividades. Em 2012, os UK School Games contaram com a participação de 18 atletas brasileiros e cinco técnicos, nas modalidades de atletismo, judô e natação. Desses, 15 conquistaram medalhas, inclusive no paradesporto. Ao todo, foram 19 medalhas (oito de ouro, quatro de prata e sete de bronze).
