18 de setembro de 2020 Grupo Feitosa de Comunicação
(67) 99974-5440
(67) 3317-7890
sebraeorienta
CULTURA

Festa junina tradicional de Batayporã é incluída no calendário de eventos do estado

O primeiro e único gestor do Estado a prestigiar a manifestação cultural popular foi Reinaldo, em junho de 2015

2 junho 2017 - 10h01
O FLOR DA MATA - NOTICIAS

O governador Reinaldo Azambuja incluiu no Calendário Oficial de Eventos de Mato Grosso do Sul a Festa do Sereno, festejo junino realizado anualmente em Batayporã. A festa existe desde 1980, há 37 anos, e desde que foi iniciada nunca recebeu a visita oficial de um governador. O primeiro e único gestor do Estado a prestigiar a manifestação cultural popular foi Reinaldo, em junho de 2015.

“Estar na Festa do Sereno é reconhecer a importância desse evento para o povo de Batayporã e do Vale do Ivinhema”, disse Reinaldo à época. Realizada sempre na última semana de junho, a festança, tradicionalmente, dura três dias. Cerca de 30 mil pessoas costumam participar do evento. O público é formado, em sua maioria, por moradores de cidades do Vale do Ivinhema – Anaurilândia, Angélica, Bataguassu, Batayporã, Brasilândia, Ivinhema, Nova Andradina, Novo Horizonte do Sul, Taquarussu e Santa Rita do Pardo.

História

A Festa do Sereno teve início em 1980. O evento, que era realizado no meio da rua, recebeu inicialmente o nome de “Baile do Sereno”, devido às noites frias, com muito orvalho. Há anos o evento é oportunidade para entidades beneficentes trabalharem com barracas de venda de diversos produtos da culinária típica local e regional, além de artesanatos diversos, o que gera fundos para o desenvolvimento dos trabalhos.

Lei

A Lei nº 5.007, de 1º de junho de 2017, que inclui a Festa do Sereno no Calendário Oficial de Evento de Mato Grosso do Sul foi proposta pelo deputado estadual Felipe Orro. Na proposição do texto da legislação, o deputado reforça que o evento “é instrumento de integração entre lazer e convívio social”.

 

Fotos: Chico Ribeiro/Arquivo (Subcom)

Banner Whatsapp Desktop
TJ MS INTERNO

Últimas Notícias

ver todas as notícias

Enquete

Considerando a pandemia do novo coronavírus, você acha que o TSE deveria ter editado resolução e tornado o voto não obrigatório este ano?

Votar
Resultados
FORT ATACADISTA - Carne Fresca (interno)
pmcg ms
TJ MS