21 de setembro de 2020 Grupo Feitosa de Comunicação
(67) 99974-5440
(67) 3317-7890
JBS - Covid 19
LITERATURA NA TELEVISÃO

SescTV apresenta na segunda-feira entrevista com Thalita Rebouças

"As Meninas Superpoderosas atacam!" desta segunda-feira aborda literatura para adolescentes.

28 janeiro 2016 - 16h00
O FLOR DA MATA - NOTICIAS

O episódio inédito As Meninas Superpoderosas Atacam!, da série Super Libris, traz entrevista com a jornalista e escritora Thalita Rebouças, que fala sobre a literatura para adolescentes. Com direção geral de José Roberto Torero, o programa vai ao ar no dia 8/2, segunda, às 21h, no SescTV.

Com um público-alvo de jovens e crianças entre 8 e 15 anos, Thalita diz que escreve para estimular neles o hábito da leitura. “Eu escrevo para eles quererem ler um livro atrás do outro”, explica. 

De acordo com ela, não há uma técnica específica ao escrever histórias para adolescentes. “Eu penso no que eu gostaria de ler se tivesse 13 ou 14 anos”. Para a escritora, o livro não deve conter uma lição de moral ou algum ensinamento explícito, pois isso o torna chato e desinteressante. “Eu não quero ser a ‘tia chata’. Quero que os leitores me considerem uma amiga”.

Jornalista de formação, Thalita diz que a profissão a ajudou a escrever livros com rapidez e disciplina. Para ela, antes mesmo de iniciar o livro, já planeja o início, o meio e o final da história que será desenvolvida. Ela conta que leva cerca de seis meses para concluir uma obra.

A escritora mostra ainda em que lugar, como e porque escreve, no quadro Pé de Página, e no Primeira Impressão sugere o livro Sonhos De Umas Férias De Verão, de Gustavo Reiz, que mescla romance e humor em pleno Nordeste brasileiro.

Este episódio apresenta também os quadros: Orelhas, sobre a escritora revolucionária Jane Austen, que escreveu Orgulho e Preconceito, e sobre a poetisa Cecília Meireles, que tem como personagem principal o tempo; Prefácio, com Sandra Mendrano, pesquisadora na área de educação, que indica o livro Doze Reis e a Moça no Labirinto do Vento, de Marina Colasanti; Quarta Capa, que traz a booktuber Bruna Camargo comentando o livro Os Delírios de Consumo de Becky Bloom, de Sophie Kinsella; e Colofão, com a produção e edição de livros em braile da Fundação Dorina Nowill.

Portal

Super Libris conta com um portal na internet, o superlibris.sesctv.org.br, que disponibiliza todos os episódios da série; as 52 entrevistas com autores; e todos os quadros, já editados separadamente para facilitar a consulta.

Sobre a série Super Libris:

Com o objetivo de mergulhar no mundo da literatura, a série, formada por 52 episódios de 26 minutos cada, entrevista 52 escritores e apresenta curiosidades presentes no processo de criação de livros. Cada programa é formado por pequenos quadros com diversos assuntos relativos ao universo literário, e traz narração do ator José Rubens Xaxá. Entre os escritores entrevistados estão Ruy Castro, Luis Fernando Verissimo, Ruth Rocha, Ignácio de Loyola Brandão, Ferréz, Antonio Prata, Thalita Rebouças e Xico Sá.

Sobre o SescTV:

SescTV é um canal de difusão cultural do Sesc em São Paulo, distribuído gratuitamente, que tem como missão ampliar a ação do Sesc para todo o Brasil. Sua grade de programação é permeada por espetáculos, documentários, filmes e entrevistas. As atrações apresentam shows gravados ao vivo com artistas da música e da dança. Documentários sobre artes visuais, teatro e sociedade abordam nomes, fatos e ideias da cultura brasileira. Ciclos temáticos de filmes e programas de entrevistas sobre literatura, cinema e outras artes também estão presentes na programação.

Serviço - Super Libris - As Meninas Superpoderosas Atacam! Estreia no dia 8 de fevereiro, às 21h. Reapresentações: 9/2, terça, às 9h e às 17h; 10/2, quarta, às 12h30; 11/2, quinta, às 15h; 12/1, sexta, às 9h30 e às 17h30; 14/2, domingo, às 6h e às 14h30 e 15/2, segunda, às 16h.

Ficha técnica:
Classificação indicativa:
 Livre

Direção Geral: José Roberto Torero
Produção: Padaria de Textos
Duração: 28’

 

Banner Whatsapp Desktop
GAL COSTA

Últimas Notícias

ver todas as notícias

Enquete

Você apoia o retorno do ensino presencial em escolas públicas ainda no ano de 2020?

Votar
Resultados
SANESUL DIA DA ARVORE
TJ MS
pmcg ms