04 de março de 2021 Grupo Feitosa de Comunicação
(67) 99974-5440
(67) 3317-7890
CULTURA

Livro de pesquisadora da UEMS será lançado hoje em Campo Grande

Formação de professores em línguas é o tema do livro

21 junho 2016 - 18h10DA REDAÇÃO
A pesquisadora investiga um programa de educação continuada voltado para o ensino público
A pesquisadora investiga um programa de educação continuada voltado para o ensino público - Divulgação
Cassems

Hoje (21), a pesquisadora do Núcleo de Pesquisa em Estudos de Linguagem e Linguística Aplicada da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Nelagley Marques lança seu livro “Da formação continuada de professores aos momentos de tensão em sala de aula: Rizoma, Emergência e Letramentos”, das 18h às 20h, no bloco cinza da Unidade Universitária em Campo Grande, Rodovia MS 080, em frente ao Conjunto José Abrão.

A pesquisadora investiga um programa de educação continuada voltado para o ensino público. Privilegiando estudos atualizados que tratam do conceito de rizoma e de metodologia emergente pós-moderna, a autora analisa as razões para o “descompasso” da prática observada na escola mediante o desafio da implementação de uma proposta educacional atual que busca responder às mudanças verificadas na sociedade. “Os modos inovadores de geração de dados, como a produção de documentários curtos, propiciam análises que lançam um olhar renovado e instigante sobre o campo observado e respectivos participantes”, comenta a professora doutora Walkyria Monte Mór, Livre-Docente da Universidade de São Paulo (USP).

“Esta é uma obra muito interessante e importante. Nelagley Marques colheu excelentes dados de forma inovadora e detalhada, em um projeto que tem implicações tanto para o Brasil quanto para qualquer cenário internacional onde o Inglês é ensinado em circunstâncias difíceis. Além disso, seu trabalho tem implicações importantes para a política do ensino de línguas e para a formação de professores para o setor público e para o Projeto Nacional de Novos Letramentos, em particular”, falou o professor doutor Ian Martin, da York University, do Canadá.

A autora

Nelagley Marques é Mestra em Letras pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). Possui especialização em Tendências Contemporâneas do Ensino da Língua Inglesa pela Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal (UNIDERP) e graduação em Letras - Licenciatura Plena e Bacharelado pela mesma universidade. Por mais de dez anos, foi professora formadora do currículo de Língua Inglesa da Secretaria Municipal de Educação de Campo Grande – MS (SEMED). É autora de dois Referenciais Curriculares de Língua Inglesa dos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Rede Municipal de Ensino, nos anos de 2007 e 2014.

Atualmente, trabalha na Assessoria de Relações Internacionais e Mobilidade Acadêmica da UEMS. É pesquisadora do Núcleo de Pesquisa em Estudos de Linguagem e Linguística Aplicada da UEMS, sob coordenação do Prof. Dr. Ruberval Franco Maciel. Seus interesses de pesquisa concentram-se nos temas: educação, escola pública, formação de professores, ensino e aprendizagem de Língua Inglesa.

Banner Whatsapp Desktop
Banner TCE