27 de fevereiro de 2021 Grupo Feitosa de Comunicação
(67) 99974-5440
(67) 3317-7890
ARRAIAL

Criatividade e pesquisa de preço geram economia nas festas juninas

Bom planejamento nesta época do ano é fundamental para garantir a diversão e o equilíbrio financeiro no segundo semestre

22 junho 2016 - 20h00DA REDAÇÃO
Festas animam diversas regiões do país até o fim do mês
Festas animam diversas regiões do país até o fim do mês - Divulgação

Com a chegada de uma das festas mais tradicionais do País, a de São João, os consumidores devem ficar atentos para aproveitarem as atrações e comidas típicas da época sem prejudicar o orçamento familiar. Para não sair no prejuízo, é preciso ficar ainda mais atento aos preços e evitar gastar mais do que a renda mensal permite.

"A recomendação é que a população seja criativa e utilize alternativas de consumo para se divertir nas festas, mas sem prejudicar o orçamento doméstico. Estamos vivendo um momento econômico de cautela quando se trata de novos gastos”, salienta a diretora do Serasa Consumidor, Fernanda Monnerat.

Terminado o mês de junho, outras festas e datas comemorativas, como o Dia dos Pais e das Crianças, movimentam o mercado consumidor. Por isso, também é aconselhável fazer um bom planejamento e manter o controle financeiro. 

“Já estamos a menos de dois meses do Dia dos Pais, que vai demandar mais um gasto. Além das despesas extras das férias escolares de julho, para quem tem criança em casa, e muitas outras”, afirma a diretora.

Outros cuidados

Além dos cuidados financeiros, os Institutos de Defesa do Consumidor (Procons) lembram que é fundamental observar a data de validade dos produtos típicos da época, como as massas de bolos, cuscuz, milho em conserva, canjica, amendoim, entre outros.

Em relação aos alimentos embalados, os consumidores precisam se atentar também à embalagem. As latas, por exemplo, se estiverem amassadas devem ser descartadas. Os produtos industrializados devem trazer nos rótulos a identificação do fabricante, ingredientes, peso, origem e a data de validade.

Outra orientação é tomar cuidado ao ingerir alimentos em quermesse ou outras festas juninas. Nesses casos, deve-se observar a higiene do local e se estes estão acondicionados e refrigerados de forma adequada. 

Banner Whatsapp Desktop
Banner TCE
TJ MS