19 de janeiro de 2021 Grupo Feitosa de Comunicação
(67) 99974-5440
(67) 3317-7890
AO VIVO Acompanhe a transmissão do jornal GIRO ESTADUAL DE NOTÍCIAS
Transmitido simultaneamente para as emissoras do Grupo Feitosa de Comunicação
ECONOMIA

PIB estaria errado sem revisões na PMC e na PMS, diz presidente do IBGE

6 junho 2017 - 13h53

O presidente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Roberto Olinto, afirmou que as mudanças nas pesquisas de comércio e serviços, divulgadas pela entidade, no início deste ano foram realizadas para melhorar os resultados e, por isso, se não fossem essas revisões, o Produto Interno Bruto (PIB) do primeiro trimestre estaria errado. O PIB cresceu 1% na margem no período. "O PIB do primeiro trimestre divulgado é o correto, com as melhores informações que temos."

Olinto esclareceu ainda que não houve "mudança" nas sondagens, mas apenas atualizações na ponderação e na amostra. Sobre a revisão do PIB do 4º trimestre, o presidente do IBGE informou que ocorreu apenas devido ao modelo de ajuste sazonal, o que já é típico da pesquisa e é realizado a cada trimestre.

Ainda respondendo a dúvidas sobre as revisões na Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) e na Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), Olinto reforçou que os dados informados após a atualização da amostra e da reponderação são os corretos. Segundo ele, os picos observados nos resultados em janeiro aconteceram devido ao encadeamento da série antiga com a nova.

"Essa é a recomendação internacional, e sempre que encadeamos a série há esses saltos. Temos que fazer os encadeamentos e enfrentar esses picos, mas depois as séries vão estabilizar, como já observamos na PMC e na PMS", explicou.

A mudança mais relevante aconteceu nos números de janeiro ante dezembro do varejo restrito, que saltou de queda de 0,7% para alta de 6%, ambos ante dezembro. Olinto ainda acrescentou que novas revisões nas pesquisas vão ocorrer, já que este é o processo natural, mas que, daqui em diante, devido às críticas que o IBGE recebeu, o instituto vai divulgar as mudanças dois meses antes de realizá-las, e não mais com um mês de antecedência, como ocorreu este ano.

Banner Whatsapp Desktop
Comper sem sair de casa

Últimas Notícias

ver todas as notícias

Enquete

Você está de acordo com a realização do Enem mesmo com a pandemia?”

Votar
Resultados
Comper sem sair de casa