A inadimplência do consumidor em Campo Grande subiu 1,6% no ano (até abril/16), na comparação com o ano anterior, de acordo com os dados da Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito). Na comparação interanual (abril de 2016 contra abril de 2015) a inadimplência foi 8,6% maior. Já na análise frente ao mês anterior (março de 2016) houve retração de 0,7%.
INADIMPLÊNCIA DO CONSUMIDOR |
|||
|
Acumulado 16/15 |
Abr-16 / Abr-15 |
Abr-16 / Mar-16* |
Campo Grande |
1,6% |
8,6% |
-0,7% |
Mato Grosso do Sul |
1,6% |
7,4% |
-0,5% |
Dourados |
3,6% |
12,0% |
0,1% |
Centro-Oeste |
2,1% |
6,4% |
0,0% |
Brasil |
1,4% |
3,5% |
0,0% |
Fonte: Boa Vista SCPC
?* Séries dessazonalizadas
Recuperação de crédito do consumidor
O indicador de recuperação de crédito do consumidor em Campo Grande – obtido a partir da quantidade de exclusões dos registros de inadimplência – apontou elevação de 3,4% na variação acumulada no ano. Na variação interanual houve aumento de 13,8% nos pagamentos de dívidas. Por fim, houve alta de 0,5% na variação mensal (abril de 2016 contra março de 2016).
RECUPERAÇÃO DE CRÉDITO DO CONSUMIDOR |
|||
|
Acumulado 16/15 |
Abr-16 / Abr-15 |
Abr-16 / Mar-16* |
Campo Grande |
3,4% |
13,8% |
0,5% |
Mato Grosso do Sul |
3,1% |
12,3% |
0,6% |
Dourados |
4,2% |
15,8% |
1,6% |
Centro-Oeste |
2,0% |
4,3% |
0,3% |
Brasil |
0,9% |
-1,3% |
0,3% |
Fonte: Boa Vista SCPC
* Séries dessazonalizadas
Metodologia
O indicador de registro de inadimplência é elaborado a partir da quantidade de novos registros de dívidas vencidas e não pagas e o indicador de recuperação de crédito é elaborado a partir das exclusões de registros informadas à Boa Vista SCPC pelas empresas credoras. O índice calculado pela média móvel dos últimos 12 meses do mês de referência, tendo como ano base a média desses valores em 2011 (base = 100). A partir de março de 2016, as séries dessazonalizadas (as quais utilizavam o filtro sazonal X-12 ARIMA, disponibilizado pelo US Census Bureau) foram descontinuadas.
Sobre a Boa Vista SCPC
A Boa Vista SCPC é uma empresa que oferece as melhores soluções para a tomada de decisões sustentáveis de crédito e gestão de negócios, e para prevenção contra fraudes. Sua base de dados contém mais de 350 milhões de informações comerciais sobre consumidores e empresas, e registra mais de 42 milhões de transações de negócios por dia.
É a única empresa que oferece ao consumidor a consulta gratuita de seus débitos pela internet (www.consumidorpositivo.com.br), registrados em seu banco de dados. Também atua no mercado de segurança eletrônica de transações e identificação, provendo serviços de certificação digital.
Está presente em todo o Brasil por meio de escritórios regionais e distribuidores, além da parceria com mais de 2 mil entidades representativas do comércio, da indústria e do setor de serviços. Inovadora e controlada por brasileiros, a Boa Vista SCPC opera também o Cadastro Positivo no País e investe continuamente em tecnologia de ponta para atender à sua crescente carteira de clientes em todo o território nacional.
Com o aumento de casos, você é a favor de um novo lockdown em Campo Grande?