tjms
ATENÇÃO, EMPREENDEDORES!

Com mais de 200 mil empreendedores em MS, Impostos do Simples Nacional será cobrado em outubro

MS tem uma média de 213.305 empreendedores, sendo 151.593 de microempreendedores individuais (MEI) e 61.712 de microempresas (ME) e empresas de pequeno porte (EPP)

29 setembro 2020 - 15h10Carlos Ferreira
Empreendedores terão até outubro para pagar
Empreendedores terão até outubro para pagar - (Foto: Fernando Frazão/ABrasil)

Micro-empresários e empreendedores de Mato Grosso do Sul, precisam se atentar aos prazo estipulado do Imposto Simples Nacional, pois os pagamentos prorrogados dos tributos federais dos meses de março, abril e maio, deverão ser pagos a partir de outubro. Após seis meses de prorrogação devido à pandemia, o governo federal não sinalizou que fará um novo adiamento. O Governo Federal extendeu o prazo devido a crise do coronavírus que afetou diversos negócios do País.

Canal WhatsApp

MS tem uma média de 213.305 empreendedores, sendo 151.593 de microempreendedores individuais (MEI) e 61.712 de microempresas (ME) e empresas de pequeno porte (EPP). Em todo o país, são 17,72 milhões, sendo 10,6 milhões MEI e 7,08 milhões de ME e EPP.

No caso das microempresas (ME) e empresas de pequeno porte (EPP) optantes do regime especial, apenas o tributo federal foi prorrogado por seis meses, voltando a ser cobrado em outubro. Já os impostos estaduais (ICMS) e municipais (ISS) apurados pelo Simples Nacional foram adiados por três meses: de abril, maio e junho, respectivamente, para julho, agosto e setembro. Desta forma, já houve o pagamento cumulativo da guia destes meses.

“Ao efetuar o pagamento em dia, o empresário evita uma série de problemas e ganha benefícios, como a liberação de crédito pelas instituições bancárias, que liberam com juros menores quando não há restrição creditícia. Outra vantagem é assegurar a previdência social, além do lucro, pois ao pagar os impostos em dia, não haverá cobrança de juros e multas, portanto haverá um lucro maior”, destaca o diretor de operações do Sebrae/MS, Tito Estanqueiro.

MEI - No caso dos microempreendedores individuais, todos os tributos do Simples Nacional foram prorrogados, incluindo o federal, estadual e municipal. O acerto referente aos meses de março, abril e maio deste ano foi transferido para outubro, novembro e dezembro, respectivamente. Vale lembrar que a guia é cumulativa, ou seja, o empreendedor deve pagar a do mês atual e a referente à prorrogação.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop