01 de março de 2021 Grupo Feitosa de Comunicação
(67) 99974-5440
(67) 3317-7890
Economia

Centro-Oeste tem maior média de empresas consolidadas no mercado

11 fevereiro 2014 - 13h49
Jovens à frente também é maior
Jovens à frente também é maior - Divulgação
Segundo dados divulgados pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a partir da pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM), no Centro-Oeste em 2013, os proprietários de negócios consolidados, ou seja, com mais de três anos e meio de existência, já formavam 19,8% da população brasileira entre 18 a 64 anos – crescimento de 4,7% em relação ao passado; contra 15,4% da média de representatividade no Brasil.
 
“Hoje quem abre uma empresa tem muita bagagem teórica e acesso a capacitações”, destaca Gutemberg de Oliveira, técnico do Sebrae em MS. Mas, o especialista alerta que, para continuar obtendo êxito, o empresário não pode se acomodar. “O mercado não para, quando uma ideia dá certo, logo alguém a copia e tenta fazer melhor... daí a importância de se aprimorar, buscar melhoria contínua.”
 
Outro resultado que chama a atenção na pesquisa é o de jovens entre os empreendedores iniciais, que possuem até no máximo 42 meses de atividade. Na região, 54% estão na faixa etária de 18 a 34 anos; média superior à registrada no País, de 50,2%.
 
“Atualmente, o jovem já sai da faculdade querendo montar a sua empresa. A dica é que, para compensar a falta de experiência, pratique suas habilidades em alguma empresa júnior, converse com quem já está no mercado e busque a ajuda de instituições especializadas em gestão do próprio negócio”, conclui Gutemberg.
 
A GEM
 
A pesquisa GEM, uma iniciativa da London Business School e Babson College, é feita em 68 países, cobrindo 75% da população global e 89% do Produto Interno Bruto mundial. No Brasil, ela é patrocinada pelo Sebrae e realizada pelo IBQP, em parceria com a Fundação Getúlio Vargas.
 
Foram entrevistadas dez mil pessoas de 18 a 64 anos, de todas as regiões, e 85 especialistas em empreendedorismo. Entre os ouvidos pela GEM estão desde pessoas que estão se preparando para iniciar um empreendimento até os que já estão estabelecidos no mercado.
Banner Whatsapp Desktop
Banner TCE