30 de setembro de 2020 Grupo Feitosa de Comunicação
(67) 99974-5440
(67) 3317-7890
JBS - Covid 19
ECONOMIA

Atividade no Sudeste cai 6,6% no trimestre até maio, diz boletim do BC

A atividade econômica no Sudeste recuou 6,6% no trimestre encerrado em maio ante o período finalizado em fevereiro, quando já havia caído 0,1%, segundo dados dessazonalizados.

14 agosto 2020 - 10h09
As vendas do comércio ampliado caíram 18,8% no Sudeste
As vendas do comércio ampliado caíram 18,8% no Sudeste - (Foto: Divulgação/Página Do Estado)
O FLOR DA MATA - NOTICIAS

A atividade econômica no Sudeste recuou 6,6% no trimestre encerrado em maio ante o período finalizado em fevereiro, quando já havia caído 0,1%, segundo dados dessazonalizados. Os números constam no Boletim Regional do Banco Central, publicado nesta sexta-feira, 14.

O BC destaca que a trajetória dos principais indicadores econômicos confirmou, até o trimestre terminado em maio, o impacto significativo que a pandemia do novo coronavírus sobre a economia da região desde meados de março, quando começou o isolamento social. Mas pondera que os dados dessazonalizados de maio já mostram recuperação de 2,2% frente a abril.

Além disso, a evolução de dados mais tempestivos, como de consumo de energia elétrica e vendas de cartão de débito, sugere que a economia continuou o processo de recuperação em junho e início de julho. Contudo, a autoridade monetária pondera que a retomada ainda está sujeita a incertezas e sua sustentação depende de fatores sanitários e econômicos.

As vendas do comércio ampliado caíram 18,8% no Sudeste, no trimestre encerrado em maio em relação ao período até fevereiro, com ajuste sazonal. O indicador de serviços, por sua vez, caiu 14,7%, e a produção industrial recuou 14,5%, deixando o mesmo porcentual de herança estatística para 2020.

Em maio, porém, o varejo ampliado na região cresceu 21,4% na margem, com ajuste, após queda de 30,5% em março e abril. A indústria avançou 8,0% depois de redução acumulada de 22,7% nos dois meses anteriores. Os serviços, por sua vez, continuaram recuando em maio, 0,7%, seguindo retrações de 7,3% e 11,6% nos meses anteriores.

Para os próximos meses, o BC cita que dados de vendas de cartão de débito da Câmara Interbancária de Pagamentos - Sistema de Liquidação de Cartões (CIP/SLC) evidenciaram elevação de 11,4% nos valores nominais recebidos pelas empresas de comércio e serviços do período de 29 de junho a 13 de julho ante as quatro semanas anteriores. O consumo de energia, continua, também sinaliza continuidade do crescimento da produção industrial em junho e início de julho no Sudeste.

Banner Whatsapp Desktop
TJ MS INTERNO

Últimas Notícias

ver todas as notícias

Enquete

Você já sabe em quem votar para prefeito de seu município?

Votar
Resultados
FORT ATACADISTA - Carne Fresca (interno)
pmcg ms
TJ MS