05 de dezembro de 2020 Grupo Feitosa de Comunicação
(67) 99974-5440
(67) 3317-7890
PREF DE MJU
alerta

Agência Nacional de Mineração emite alerta de risco para barragens em MG

Em nota, órgão reforça preocupação com grande volume de chuva previsto para este fim de semana

24 outubro 2020 - 12h30
Encosta de contenção em mina em Barão de Cocais está cedendo
Encosta de contenção em mina em Barão de Cocais está cedendo - ( Foto: REUTERS/Leonardo Benassatto )
Fort Atacadista Natal

A Agência Nacional de Mineração (ANM) emitiu um alerta na manhã deste sábado, 24, sobre a previsão de chuva excessiva em Minas Gerais e o risco para barragens em nível de emergência 3, o mais alto. Em nota, o órgão alerta para a possibilidade de "precipitações fortes".

"Os empreendimentos que possuem barragens de mineração em Minas Gerais devem redobrar a atenção e o monitoramento das estruturas este final de semana", reforça a nota da ANM. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a previsão é de que o volume de chuva entre hoje e amanhã supere os 50 mm.

As três barragens no Estado classificadas como nível de emergência 3 ficam nos municípios de Barão de Cocais, Nova Lima e Ouro Preto. A ANM pede para que as equipes equipes de segurança se mantenham "em alerta, com monitoramento diário das condições das estruturas - em especial do estado de conservação - além de manter atenção especial às tomadas d'água dos vertedouros".

O órgão reforça que o Sistema Integrado de Gestão de Segurança de Barragens (SIGBM) deve ser informado imediatamente sobre eventuais anormalidade e o Plano de Ação de Emergência para Barragens de Mineração (PAEBM) deverá ser acionado.

Banner Whatsapp Desktop
Natal Comper

Últimas Notícias

ver todas as notícias

Enquete

O que você pretende fazer com o 13º salário?

Votar
Resultados
Comper sem sair de casa
PREF DE MJU
Departamento de Operações de Fronteira - Disque Denúncia