25 de janeiro de 2021 Grupo Feitosa de Comunicação
(67) 99974-5440
(67) 3317-7890
senar
Cultura Japonesa

Visita de comitiva estreita intercâmbio entre Mato Grosso do Sul e Okinawa

Primeira dama Beth e o governador André Puccinelli, Takamine Zenshin, Akira Otsubo, Jorge Tamashiro
Primeira dama Beth e o governador André Puccinelli, Takamine Zenshin, Akira Otsubo, Jorge Tamashiro - Chileno
MÊS DA ECONOMIA COMPER

O deputado Akira Otsubo (líder do PMDB), junto com as principais entidades da colônia nipo-brasileira em Mato Grosso do Sul, o prefeito municipal de Campo Grande, o governador do Estado e o presidente da Assembléia Legislativa, Jerson Domingos, receberam com honras, festejos e visitas de interesse sócio-econômico e cultural, grande comitiva de Okinawa/Japão liderada pela vice-governadora da província, Katsuko Asato e pelo presidente da Assembléia Legislativa daquele Estado, Takamine Zenshin. “Ao ensejo das comemorações do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil, estreitamos os laços fraternos e sem perder a oportunidade da utilidade do nosso encontro, como o intercâmbio educativo e sócio-cultural já existente entre MS e Okinawa, amparado por Lei de nossa autoria”, disse Akira. O presidente da Associação Okinawa de Campo Grande, Jorge Joji Tamashiro, disse também das vantagens recíprocas a serem auferidas, em muitas outras áreas a curto, médio e longos prazos.

Os trabalhos de reconhecimento mútuo e sondagens das potencialidades dos Estados de Okinawa e Mato Grosso do Sul, objetivam resultados que já se podem antever.  Durante jantar comemorativo do Centenário, Jorge Joji destacou que além dos benefícios de que a comunidade já desfruta com o estreitamento da amizade entre os dois países, a perspectiva de amplo e sólido desenvolvimento regional. “Em curto prazo, temos a certeza de que os esforços mútuos vão fortalecer o turismo receptivo, e, de nossa parte destacamos o riquíssimo Pantanal”, fala com entusiasmo. Confirma também, fazendo coro com muitos especialistas, as previsões, para médios e longos prazos, da intensificação do intercâmbio comercial, parcerias nos âmbitos científico, técnico-tecnológico e industrial.

Mato Grosso do Sul é forte produtor de “commodities” (produtos agrícolas ou minerais de importância maior, internacional), podendo concentrar investimentos em itens como cana de açúcar (etanol) e variados outros, conforme o interesse.

O arquipélago de Okinawa, de localização estratégica ao extremo sul do Japão, irradia para mercados importantes como os de Taiwan, China, Cingapura, Vietnã.

Recentemente a Petrobrás adquiriu uma refinaria em Okinawa, que pode servir à logística exportadora de petróleo e etanol do Brasil para a Ásia.

Banner Whatsapp Desktop
TJ MS