
Autor do romance Lavoura Arcaica, o escritor da língua portuguesa Raduan Nassar foi escolhido pelo júri como vencedor do Prêmio Camões de 2016, instituído por Portugal e pelo Brasil em 1988, para "consagrar anualmente um autor de língua portuguesa que, pelo valor intrínseco da sua obra, tenha contribuído para o enriquecimento do patrimônio literário e cultural da língua comum".

A escolha do seu nome surpreende devido a sua ausência da vida literária há duas décadas, mesmo que tenha sido um dos 13 finalistas da recente edição do Prêmio Man Booker Internacional, onde, ao lado do angolano José Eduardo Agualusa, eram as duas únicas vozes de língua portuguesa. O autor brasileiro está longe dos holofotes há muitos anos, vivendo recluso numa quinta.
A sua obra está publicada em Portugal pelas editoras Cotovia e Relógio D'Água, respetivamente A Menina a Caminho na primeira e O Copo de Cólera e Lavoura Arcaica na segunda, e é considerada uma das mais importantes da literatura brasileira contemporânea.
