ribas
VARIEDADES

Em aceno ao PT, ex-ministro Juca Ferreira assume Cultura de BH

5 junho 2017 - 17h44
Comper

Ex-ministro da Cultura nas gestões dos ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff, o sociólogo Juca Ferreira (PT) vai ser o novo secretário de Cultura de Belo Horizonte. O convite foi oficializado pelo prefeito Alexandre Kalil (PHS) pelas redes sociais.

Ferreira teve duas passagens pelo Ministério da Cultura: entre 2008 e 2010 e entre 2015 e 2016. Nessa segunda, veio a público seu embate com a ex-chefe da pasta, a senadora Marta Suplicy (PMDB), que o acusou de má gestão. O ex-ministro vai assumir o cargo em 19 de junho. Em um primeiro momento, ele será presidente da Fundação Municipal de Cultura, órgão que terá status de secretaria após a aprovação em segundo turno na Câmara da reforma administrativa na Prefeitura de Belo Horizonte. Os vereadores devem votar a matéria ainda este mês.

Além do corte de cargos comissionados e a tentativa de economizar R$ 30 milhões por ano, a ideia de Kalil é acomodar os aliados de esquerda, que estavam insatisfeitos com o espaço no governo municipal. Um dos símbolos da onda de prefeitos-gestores, Kalil venceu a eleição do ano passado com apoio velado do Palácio da Liberdade, comandado pelo governador Fernando Pimentel (PT). Desde a posse, no entanto, tem enfrentado conflitos no gabinete entre as alas ligadas ao PT e as próximas do PSDB.

Banner Whatsapp Desktop