20 de setembro de 2020 Grupo Feitosa de Comunicação
(67) 99974-5440
(67) 3317-7890
 Águas Guariroba - [ Campanha Águas em Ação 3] - Full Banners
CARNAVAL 2016

Concurso de Marchinhas abre Carnaval corumbaense no sábado

O desfile das dez escolas de samba vai ocorrer nos dias 7 e 8 de fevereiro, domingo e segunda-feira

18 janeiro 2016 - 11h57DA REDAÇÃO COM INFORMAÇÕES DA ASSESSORIA
Desfile das escolas de samba de Corumbá
Desfile das escolas de samba de Corumbá - Divulgação
O FLOR DA MATA - NOTICIAS

O carnaval de rua de Corumbá começa oficialmente neste fim de semana com o Concurso de Marchinhas, no espaço conhecido como Ferradura do Porto Geral, e segue uma programação que inclui preparação da megaestrutura do circuito do samba, na Avenida General Rondon, onde desfilam as escolas de samba e blocos, à realização de eventos envolvendo a comunidade carnavalesca e a população e ensaios das agremiações nos barracões abertos ao público. 

O esperado desfile das dez escolas de samba vai ocorrer nos dias 7 e 8 de fevereiro – domingo e segunda-feira -, com os grupos de acesso e especial. Apresentação começa na rua Frei Mariano com a 13 de Junho e contorna a avenida, encerrando na esquina desta com a rua Luiz Feitosa. Apesar das dificuldades de sambar e locomover os carros alegóricos nas ruas de paralelepípedos, este ano foi incluída mais uma quadra com este piso. 

Em sua sexta edição, o concurso de Marchinhas foi um sucesso nos anos anteriores, revelando e despertando grandes compositores com suas letras irreverentes e sempre atuais. No ano passado, quando foram inscritas 14 músicas inéditas, o publico se divertiu com as vencedoras "A vizinha fofoqueira" e o "zap zap da minha sogra". O concurso seria realizado na semana passada, mas foi transferido para este sábado (23) por causa da chuva. 

Treze músicas estão inscritas para o concurso de marchinhas carnavalescas deste ano. O evento começa às 18h30 e após as apresentações, as atrações ficam por conta do Esquenta Corumbá, com participação das baterias e passistas das escolas de samba Imperatriz, Império do Morro, A Pesada e Mocidade da Nova Corumbá. 

Desfile 

No domingo (24), será eleita a Corte de Momo, também em espaço aberto na orla portuária, com a prefeitura oferecendo R$ 5 mil de premiação, onde a atração será a bateria nota 10 da campeã Império do Morro. No dia 30 (sábado), a coordenação do carnaval e a Liesco (Liga Independente das Escolas de Samba) realizam o ensaio técnico para aferição, pelas escolas, do som digital a ser instalado em toda a passarela do samba. 

O clima carnavalesco esquenta a partir do dia 3 de fevereiro, quando o tradicional bloco Sandálias de Frei Mariano sai pelas ruas centrais da cidade "xispando" o azar, numa referência a uma lenda segundo a qual o controvertido padre amaldiçoou Corumbá, no final do século 19, depois de ser acusado de mau pagador durante a instalação do relógio da Matriz de Nossa Senhora da Candelária, inaugurada em 1885. 

A ordem do desfile das escolas de samba já foi definida e a escola Unidos da Major Gama, última colocada em 2015, abre o grande espetáculo do grupo de acesso na passarela do samba, vindo a seguir a A Pesada (campeã de 2014 do grupo A e rebaixada no ano passado), Imperatriz Corumbaense, Acadêmicos do Pantanal e Caprichosos de Corumbá. No grupo especial, a estreante Estação Primeira dá a largada à disputa, seguida da Vila Mamona, Império do Morro (campeã de 2015), Marquês de Sapucaí e Unidos da Nova Corumbá. 

Outro destaque da programação divulgada pela prefeitura esta semana é o Desfile de Fantasias, no Centro Popular de Cultura, no dia 4, que reúne carnavalescos de Corumbá, Campo Grande e outras cidades do interior. No mesmo dia, acontece a descida do bloco de sujos Chupeta. Na sexta-feira, dia 5, os corumbaenses e turistas vão se esbaldar na saída do bloco Cibalena, que reúne mais de 30 mil foliões todos os anos. 

No sábado (6), além do carnaval no distrito de Albuquerque, é dia dos desfiles dos 14 blocos oficiais, que começa às 20 horas. Já durante a madrugada tem a descida do bloco independente Afoga o Ganso e o baile popular na Generoso Ponce. No domingo, 7, além do desfile das escolas de samba do segundo grupo, tem baile infantil, a partir das 17h, na Praça Generoso Ponce, e a saída do bloco independente Biriguis. 

Serviço 

Para quem pretende brincar o carnaval de Corumbá, um lembrete: as vagas na rede hoteleira estão limitadas porque ocorre uma "invasão" de bolivianos à cidade por conta da alta do dólar e da queda da moeda da Bolívia (Bs) em relação ao real. Também há uma grande procura pelos camarotes, que são instalados ao longo da passarela do samba. Mais informações: Fundação de Cultura do Pantanal, telefone: 3234.3580 

Banner Whatsapp Desktop
SANESUL DIA DA ARVORE

Últimas Notícias

ver todas as notícias

Enquete

Você apoia o retorno do ensino presencial em escolas públicas ainda no ano de 2020?

Votar
Resultados
GAL COSTA
pmcg ms
TJ MS