07 de março de 2021 Grupo Feitosa de Comunicação
(67) 99974-5440
(67) 3317-7890
Cultura

Como é a história do Estado contada no 'lombo de um cavalo'

25 janeiro 2014 - 09h34
Exposição é na Showtec
Exposição é na Showtec - Divulgação
Cassems
"Das comitivas nasceu Mato Grosso do Sul”, é assim que Valdir Brito, produtor rural, realizador de eventos, técnico agropecuário, baiano de nascença e maracajuense de coração resume o porquê começou a colecionar itens que foram parte da história não só do Estado, mas do desbravamento do Centro-Oeste Brasileiro. Ele tem em sua chácara uma coleção de produtos que quem tem menos de 40 anos não deve se lembrar.
 
Brito esteve no Showtec 2014, a convite da Fundação MS. “Nosso objetivo era resgatar a história da pecuária em nosso Estado. MS nasceu por conta do gado, das comitivas”, resumiu Alex Melloto, pesquisador da Fundação MS. Para atender, o técnico agropecuário teve de fazer quatro viagens para trazer todos os materiais que seriam apresentados durante o Showtec.
 
Além dos apetrechos, Brito tem também muitas histórias para contar. Começou a colecionar porque foi morar numa casa muito velha e como não tinha nada “nem talheres”, resolveu buscar numa propriedade que estava arrendada, suas coisas antigas. “Foi assim que começou”. Hoje, ele tem uma cangaia, peça para carregar bruacas, que já estão em desuso há 50 anos. “A madeira foi substituída pelo ferro, mais fácil de carregar”, comenta.
 
Suas peças não são só de Mato Grosso do Sul. Ele trouxe do Nordeste um Caçuá, que são dois cestos feitos de vime, usado para carregar cacau. Entre as “tralhas” que hoje não se usa mais, ele tem um cilião, que é uma peça usada na sela para que as mulheres que usavam aqueles enormes saiotes pudessem sentar confortavelmente no lombo de um cavalo.
 
Ainda coleciona facas, ele tem cem no total e sempre está com uma na mão. Garantiu que percorre sem qualquer problema 100 quilômetros num lombo de uma mula. No Showtec, ele montou uma cozinha, tipicamente pantaneira. Serviu quebra torto para aqueles que trabalharam na organização da feira, nos três dias do evento.
 
Quando perguntado o que faria com as peças, ele foi enfático, quer doar ao museu que existe em Maracaju.
 
Peças devem ir para Museu de Maracaju
 
Showtec
 
Destinado aos produtores e empreendedores rurais, técnicos agrícolas, acadêmicos, entre outros, o Showtec é uma feira anual onde são apresentados produtos e serviços ligados ao setor agropecuário, lançamentos, inovações tecnológicas, sistemas de produção, palestras técnicas e resultados de pesquisas que contribuem para a sustentabilidade do agronegócio brasileiro. O evento segue até o dia 24 de janeiro, em Maracaju.
Banner Whatsapp Desktop
Banner TCE