24 de janeiro de 2021 Grupo Feitosa de Comunicação
(67) 99974-5440
(67) 3317-7890
senar
CULTURA

Arquivo Público Estadual celebra 30 anos com projeto de revista eletrônica apoiada por pesquisadores

2 junho 2017 - 09h30
MÊS DA ECONOMIA COMPER

Campo Grande (MS) – Em comemoração aos trinta anos de sua criação, o Arquivo Público Estadual (APE), órgão da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS), iniciou a produção de uma revista eletrônica comemorativa, de acesso gratuito, com previsão de lançamento em outubro deste ano.

A revista eletrônica – que busca o apoio de pesquisadores e acadêmicos de todo o Estado – pretende estreitar a relação do Arquivo Público com a pesquisa de modo geral, com ênfase na exploração e apuração científica, divulgar as produções acadêmicas e os trabalhos da instituição ao longo dos seus trinta anos.

Instituição

A atribuição do Arquivo Público Estadual é preservar a memória histórica de Mato Grosso do Sul por meio da gestão dos documentos produzidos e acumulados pela administração pública, garantindo a produção de fontes para a pesquisa histórica.

O Arquivo tem sob sua guarda documentos de valor permanente e ou histórico e documentos pertencentes a empresas com atividades encerradas de grande importância na construção da identidade cultural. Entre eles o acervo da Colônia Agrícola Nacional de Dourados, que recentemente ganhou o certificado da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) de “Memória do Mundo” e da Companhia Matte Larangeira, composto por documentos textuais, fotos e recortes de jornais.

A biblioteca do Arquivo Público é especializada em arquivologia e história regional. Conta ainda com um acervo digitalizado de jornais dos séculos XIX e XX.

Serviço

As normas de envio de pesquisas e reportagens para a publicação na revista eletrônica do Arquivo Público Estadual já estão disponíveis. O prazo para envio termina em 31 de julho.

O material deve ser entregue pessoalmente ou via Correios; em pendrive ou cd-rom na sede do APE, na avenida Fernando Corrêa da Costa, 559, térreo. Também serão recebidas inscrições por e-mail, enviadas para os seguintes endereços: arquivo@fcms.ms.gov.br; arquivopublicoms@gmail.com ou maisaareco@hotmail.com.

Contatos para a imprensa

Maísa Areco – socióloga – Gestora de Atividades Culturais, APE/FCMS

Fone: (67) 3316-9167 ou E-mail: arquivo@fcms.ms.gov.br

Alexandre Sogabe – Gestor de Artes e Cultura – Coordenador do APE/FCMS

Fone: (67) 3316-9139 ou E-mail: arquivo@fcms.ms.gov.br

Marcio Breda – Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS)

Foto: Edemir Rodrigues

Banner Whatsapp Desktop
Comper sem sair de casa

Últimas Notícias

ver todas as notícias

Enquete

Você conseguiu ficar em dia com todas as contas do início do ano?

Votar
Resultados
Comper sem sair de casa
TJ MS