ribas
Cultura

A Magia de Miró apresenta obras e fotografias do artista

16 fevereiro 2014 - 15h15
Comper

A Exposição Magia de Miró traz para a capital paulista 68 obras do artista catalão. Parte delas são esboços ou notas que revelam um lado mais íntimo do artista na concepção de sua arte. Esses desenhos, feitos a lápis ou com giz de cera, foram feitos nos últimos cinco anos de vida do pintor. Nascido em Barcelona, Joan Miró morreu aos 90 anos em Palma de Mallorca, em 1983. A exposição pode ser vista no Centro Caixa Cultural, na Praça da Sé, centro da capital paulista, gratuitamente, a partir do próximo dia 22.

Também compõe a mostra, ilustrações de diferentes períodos, produzidos entre 1962 e 1983. São trabalhos feitos sobre diversas superfícies. Em suas pinturas e desenhos, Miró usou conceitos da natureza estudados de maneiras poéticas e transcendentais. Foi influenciado pelo arquiteto Antonio Gaudí e também estudou com Francisco Galí no início de sua formação.

A obra de Miró tem traços que remetem as escolas fauvista e cubista, na relação pela negação dos valores tradicionais da arte. Aproxima-se ainda do dadaísmo e do surrealismo. Em 1954, ganhou o prêmio de gravura da Bienal de Veneza. Em 1958, o mural que desenhou para o edifício da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), em Paris, lhe garantiu o Prêmio Internacional da Fundação Guggenheim.

Além das obras, podem ser vistas 23 fotografias em preto e branco de Miró tiradas pelo fotógrafo e galerista Alfredo Melgar, que também é curador da exposição. Ele dará uma palestra no dia da abertura da mostra, às 16h30. Após a atividade, será feita a exibição de um documentário sobre o artista em frente ao prédio da Caixa Cultural.

Depois de São Paulo, a exposição passará por Curitiba, pelo Rio de Janeiro, por Recife e Salvador.

Banner Whatsapp Desktop