maracaju iptu
RECOMENDAÇÃO EM MS

Ministério Público recomenda que todas as cidades de MS cumpram com o toque de recolher

O documento ressalta que nenhuma cidade de MS está autorizada a voltar as atividades que desrepeitem o horário estipulado pelo toque de recolher

12 janeiro 2021 - 09h00Da Redação
Centro de Campo Grande
Centro de Campo Grande - (Foto: Edemir Rodrigues)

Todos os 79 municípios de Mato Grosso do Sul receberam a recomendação do Ministério Público do Estado, para que promovam a adequação da legislação do toque de recolher das 22h às 5h, medida estabelecida pelo Governo do Estado. As cidades que não se adequarem, estão sob pena de medidas judiciais cabíveis.

Canal WhatsApp

O Decreto Estadual nº 15.557, de 6 de janeiro de 2021, dispõe sobre a restrição de circulação de pessoas e a observância das recomendações do Comitê Gestor do Programa de Saúde e Segurança da Economia (Prosseguir), como medidas de prevenção para evitar a proliferação do coronavírus (SARS-CoV-2).

No documento assinado pelo Procurador-Geral de Justiça, Alexandre Magno Benites de Lacerda, destaca que "a recomendação faz um alerta sobre a gravidade da Covid-19, que não se compatibiliza com a invocação de interesse local para a adoção de medidas pontuais mais brandas daquelas estabelecidas pelo Estado de Mato Grosso do Sul no exercício de sua competência legislativa concorrente".

O documento ressalta ainda que nenhuma cidade de MS está autorizada a voltar as atividades que desrepeitem o horário estipulado pelo toque de recolher. "Neste sentido, os municípios, no exercício de sua competência legislativa suplementar voltada ao combate da Covid-19, não são autorizados, sem o embasamento em evidências científicas e em análises técnicas sobre as informações estratégicas em saúde, a afastarem-se das diretrizes estabelecidas pelo Estado, sob pena de violação ao pacto federativo, à divisão constitucional de competência legislativa e aos princípios de precaução e prevenção e, ainda, de colocar em risco os direitos fundamentais à saúde e à vida".

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop