24 de fevereiro de 2021 Grupo Feitosa de Comunicação
(67) 99974-5440
(67) 3317-7890
Automobilismo

Ford lança o SYNC AppLink no Brasil

30 janeiro 2014 - 11h43
Lançamento foi na Campus Party
Lançamento foi na Campus Party - Wieck / Ford / Divulgacao
Se você se incomoda, com toda a razão, em ver o motorista ao lado postando em alguma rede social ou interagindo em chats no smartphone, ficará feliz com a notícia. A Ford aproveitou o território dos plugados na Campus Party Brasil 2014, para apresentar a chegada de um sistema que é uma verdadeira "mão no volante". O SYNC AppLink permite acessar aplicativos através do comando do voz. Até o fim do ano, a Ford irá estrear com a tecnologia nos veículos da marca.
 
"É desafiador trazer esses dois universos juntos: veículos e smartphones, pois o ciclo de desenvolvimento de um é de três anos [carros], enquanto o tempo dos portáteis é de até 12 meses. Mas não dá mais para separar", falou Doug VanDagens, diretor global de Serviços de Conectividade da Ford.
 
A novidade deverá ser uma das apostas para o novo Ka. Com apelo jovem, o hatch pode ser lançado apenas com o SYNC para depois agregar com o AppLink. A lógica deverá ser aplicada a outros modelos. O sistema é sem custos para o proprietário, assim como hoje não se paga peloss upgrades. O SYNC já está presente em quase todos os modelos da marca no Brasil, incluindo New Fiesta, Focus, Fusion, EcoSport e Edge. Estão de fora o atual Ka e o Fiesta Rocam.
 
Por enquanto, a oferta de apps é reduzida, mas o número tende a aumentar se depender dos programadores. A montadora anunciou a possibilidade desse público desenvolver aplicativos, numa Hackathon. "É interessante desenvolver um produto para uma gigante, mesmo que a sua ideia fique para a marca", comentou o campuseiro Rogério Santos, de Florianópolis.
 
Como funciona?
 
Um botão no volante direciona para o comando de voz. De lá é possível acessar os aplicativos. Alguns países já têm até 66 aplicativos disponíveis. Aqui serão Glympse, Napster e Tunein. A interface com comando de voz cumpre o requisito de segurança da Ford. Não há dúvidas que cada vez mais existe uma necessidade dos motoristas se manterem conectados em seus veículos, sem perder o foco na segurança. "Os automóveis são plataformas de tecnologia móvel. As pessoas passam cada vez mais tempo em seus carros, que estão cada vez mais tecnológicos, e esperam deles muito mais que desempenho e eficiência", disse Doug VanDagens.
 
Dicionário high tech
 
Campus Party Brasil - Maior evento de tecnologia  digital do Brasil
 
SYNC – Possibilita que telefones celulares e 
aparelhos de MP3 conectados ao carro
 
AppLink – Pode ser operado com comandos de voz, 
sem que o motorista precise tirar os olhos da pista 
por um segundo sequer
 
Hackathon - Esforço concentrado de 
desenvolvedores em um projeto no estilo maratona
Interface - Presença de uma ou mais ferramentas para o uso e movimentação de qualquer sistema de informações, seja ele material ou virtual
 
Quais apps estarão no AppLink
 
1 Glympse – compartilha sua localização em tempo 
real com segurança. Os destinários recebem link 
com estimativa de hora de chegada.
 
2 Napster – com mais de 15 milhões de músicas de 
todos os gêneros. O programa procura arquivos em 
formato MP3.
 
3 TuneIn – O app com rádios de todo o mundo 
(mais de 100 mil canais ao vivo), 2 milhões de 
podcasts, show e etc.
Banner Whatsapp Desktop
TJ MS
Banner TCE