13 de agosto de 2020 Grupo Feitosa de Comunicação
(67) 99974-5440
(67) 3317-7890
Banner Senar MS - Paisagens Rurais (10/08 a 20/08)
AGRICULTURA FAMILIAR

Municípios recebem caminhões caçamba nesta quarta-feira em Campo Grande

Os veículos foram adquiridos com recursos viabilizados por meio de emendas ao orçamento da União pelo então deputado federal Geraldo Resende, e vão beneficiar a agricultura familiar

29 julho 2020 - 13h35
Os caminhões fazem parte de um total de 32 veículos adquiridos pelo Governo do Estado com recursos viabilizados pelo atual secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende
Os caminhões fazem parte de um total de 32 veículos adquiridos pelo Governo do Estado com recursos viabilizados pelo atual secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende - (Foto: SECOM GOV MS)
FAMASUL - SENAR

Bodoquena, Caarapó, Caracol, Itaporã, Ivinhema, Mundo Novo e Taquarussu são os municípios que receberão caminhões caçamba nesta quarta-feira (29) em Campo Grande, a partir das 15h30 na sede da Cepaer (Centro de Pesquisa e Capacitação da Agraer - Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural). Os prefeitos serão recebidos individualmente em espaços de 15 minutos, para evitar aglomerações por causa da pandemia da Covid-19.

Os caminhões fazem parte de um total de 32 veículos adquiridos pelo Governo do Estado com recursos viabilizados pelo atual secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende, quando ainda exercia o mandato de deputado federal, por meio de uma emenda parlamentar de R$ 7 milhões ao Orçamento Geral da União/2018 e contrapartida estadual de R$ 2,3 milhões. A destinação dos veículos foi definida pelo Governo do Estado a partir das demandas apresentadas por prefeitos, comunidades e associações ligadas à Agraer.

Na quarta-feira da semana passada foram contemplados os municípios de Amambai, Angélica, Chapadão do Sul, Coronel Sapucaia, Rio Verde e Sete Quedas. Outras 11 cidades também receberão caminhões basculantes nos próximos dias, como parte da mesma ação, sendo eles: Batayporã, Bonito, Corumbá, Deodápolis, Eldorado, Fátima do Sul, Glória de Dourados, Iguatemi, Itaquiraí, Mundo Novo e Ribas do Rio Pardo.

Também na semana passada foi oficializada a entrega de nove caminhões, sendo dois para a Agraer, para uso em ações de apoio à agricultura familiar, e sete para a Agesul (Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos), os quais vão auxiliar na conservação de estradas com vistas ao escoamento da safra. Estiveram presentes no evento o secretário-adjunto de Infraestrutura Luiz Roberto Martins de Araújo (Beto) e o diretor-presidente da Agraer, André Borges.

Investimento

De acordo com Geraldo Resende os caminhões vão favorecer a mecanização e a modernização da agricultura familiar nos municípios sul-mato-grossenses. “Esse investimento tem um gigantesco impacto nas famílias produtoras rurais. É muito bom você trabalhar muito, produzir bastante e depois ter condições de fazer o transporte da sua produção até os centros consumidores”, salienta.

Segundo o secretário Jaime Verruck, da Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), a manutenção nas estradas rurais facilita o escoamento da produção e torna o pequeno produtor mais competitivo.

“Para auxiliar esse segmento do setor produtivo, o governo atua para conservar as estradas, beneficiando diretamente os produtores, melhorando as condições de transporte e escoamento da produção de grãos, além de diminuir o tempo de transporte”, salienta Jaime Verruck, lembrando que Mato Grosso do Sul tem mais de 70 mil agricultores familiares, entre assentados, quilombolas e agricultores familiares tradicionais.

 

Banner Whatsapp Desktop
Cornavirus
agecom - fullbanner