26 de setembro de 2020 Grupo Feitosa de Comunicação
(67) 99974-5440
(67) 3317-7890
JBS - Covid 19
AGRONEGÓCIO

Mel do Pantanal é o primeiro do Brasil a receber selo de Indicação de Origem

Essa é a primeira Indicação Geográfica para mel conferida em todo o País.

1 dezembro 2015 - 15h18DA REDAÇÃO
O mel produzido no Pantanal passou a integrar o time dos produtos nacionais com certificação de Identificação Geográfica (IG)
O mel produzido no Pantanal passou a integrar o time dos produtos nacionais com certificação de Identificação Geográfica (IG) - Embrapa

O mel produzido no Pantanal passou a integrar o time dos produtos nacionais com certificação de Identificação Geográfica (IG), registrado e emitido pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi). Essa é a primeira Indicação Geográfica para mel conferida em todo o País.
 
O pesquisador da Embrapa Pantanal, responsável pelas pesquisas em apicultura na região, Vanderlei dos Reis, lembra que a região era erroneamente apontada e conhecida como não indicada para a obtenção de mel e de outros produtos apícolas em escala comercial, pois algumas tentativas resultaram em méis de má qualidade com cores escuras e odores não satisfatórios.
 
Esse paradigma foi sendo alterado com a aprovação de seis projetos de pesquisa (três na Embrapa, dois no CNPq e um na Fundect) que possibilitaram a execução de diversos estudos fundamentais para conhecer mais sobre as particularidades da apicultura no Pantanal e assim gerar, adaptar e transferir técnicas apropriadas para essa região. O trabalho incluiu desde a seleção de equipamentos de proteção individuais (macacões apícolas, por exemplo), uso de colmeias padronizadas até escolha de embalagens mais adequadas para a obtenção de produtos de alta qualidade. A pesquisa desenvolveu um mel de coloração clara, com sabor e aroma de floradas variadas de plantas do Pantanal. 
 
Entre as conquistas desses 13 anos de pesquisas está a IG do Mel do Pantanal. A partir dos resultados das pesquisas, a região se tornou não apenas apta à produção de mel, como conseguiu desenvolver um produto com características específicas, que serão destacadas com o selo de origem, o que tem beneficiado apicultores e demais interessados em produzir mel e derivados na região pantaneira.
Apelo comercial

Além de ser um alimento saudável, com aplicações em diversas áreas relacionadas à saúde e bem-estar humano, o mel é cada vez mais consumido por um público de maior poder aquisitivo e exigente em suas escolhas. O apelo "ecologicamente correto" de um alimento que é produzido de forma harmônica à preservação ambiental e por pessoas da região agrega valor e diferencia o mel pantaneiro. 
A expectativa dos apicultores da região é que, em breve, com o aumento do número de interessados em investir na atividade, a produção possa atingir um estágio comercialmente mais competitivo, já que a apicultura vem se mostrando uma potencial geradora de renda.
Segundo o presidente da Feams, a expectativa é que a valorização do mel aumente o interesse de apicultores por obter esse produto no Pantanal, além de fazer com que sejam repensadas as ações realizadas na propriedade, visando proteger o meio ambiente para manter essa fonte de renda. "Os produtos da região são de excelente qualidade desde que elaborados e manipulados com as boas práticas apícolas e também de fabricação", conclui Gustavo.

Serviço:
Embrapa Pantanal 

Telefone: (67) 3234-5882

 

Banner Whatsapp Desktop
TJ MS INTERNO

Últimas Notícias

ver todas as notícias

Enquete

Você apoia o retorno do ensino presencial em escolas públicas ainda no ano de 2020?

Votar
Resultados
GAL COSTA
pmcg ms
TJ MS