28 de setembro de 2020 Grupo Feitosa de Comunicação
(67) 99974-5440
(67) 3317-7890
sebrae revolution2
AO VIVO Acompanhe a transmissão do jornal GIRO ESTADUAL DE NOTÍCIAS
Transmitido simultaneamente para as emissoras do Grupo Feitosa de Comunicação
AGRICULTURA FAMILIAR

Governo do Estado viabiliza sonho de mecanização de agricultores familiares de Camapuã

O repasse de todo o equipamento foi feito na 39ª Exposição Agropecuária de Camapuã

19 maio 2017 - 16h56
A céu aberto, as autoridades fizeram a assinatura em cima do trator com a presença de agricultores do distrito de Camapuã, Pontinha do Cocho, região rural que irá se beneficiar com a entrega da patrulha mecanizada
A céu aberto, as autoridades fizeram a assinatura em cima do trator com a presença de agricultores do distrito de Camapuã, Pontinha do Cocho, região rural que irá se beneficiar com a entrega da patrulha mecanizada - Divulgação
O FLOR DA MATA - NOTICIAS

A mecanização da atividade agrícola é um sonho de muitos agricultores familiares. Para viabilizar esse antigo desejo em Mato Grosso do Sul, otimizando o trabalho e fortalecendo o custo-benefício nos sítios, o governo do Estado por intermédio da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer) está entregando diversas patrulhas mecanizadas em prol da população rural. Nesta sexta-feira (19.5), foi a vez da classe produtora do município de Camapuã ser beneficiada com o recebimento da chave do maquinário.

O repasse de todo o equipamento foi feito na 39ª Exposição Agropecuária de Camapuã (Expocam). Orçada em R$ 142.500,00, a patrulha mecanizada é composta por um trator agrícola com potência de 85 cavalos, 4×4, grade aradora intermediária com 14 discos e uma grade niveladora de arrasto 36 discos, um rotoencanteirador e uma pá carregadeira traseira (concha).

“Nesse formato de patrulha mecanizada a gente consegue atender várias famílias ao mesmo tempo. Isso é muito importante para que a gente dê esse primeiro passo para que eles mudem o seu sistema de produção”, frisou o superintendente da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), Renato Roscoe.

Para o agricultor, Djanir Lemes, a patrulha não é apenas uma ferramenta de trabalho, mas uma aliada na qualidade de vida no campo. “A patrulha mecanizada de tudo ajuda um pouco. Para fazer o silo, para tratar das vacas de leite, na lida do solo para plantar o milho e para plantar outras coisas como um arroz, um feijão. Para plantar na mão você fica o dia inteiro no sol. Agora, com a máquina não, você plantou e não vai ficar lá exposto ao sol” garantiu.

O conjunto de equipamentos foi adquirido através de uma emenda parlamentar do deputado federal, hoje, governador do Estado, Reinaldo Azambuja, e do ex-senador Ruben Figueiró. Com todo o montante foi possível a compra de 29 equipamentos via licitação.

Todo o investimento feito até o momento visa o fomento à agricultura familiar por meio da mecanização da atividade. “É o primeiro passo para que a gente possa melhorar a mecanização da agricultura familiar. A gente sabe que muitos agricultores familiares não tem acesso aos equipamentos. Essa primeira entrada de máquinas que fazem a abertura diária, renovação de pastagem, aplicação de calcário renovação das áreas, preparação para plantio, ou seja, são máquinas muito importantes para a agricultura familiar”, destacou o superintendente Renato Roscoe.

Além de Camapuã já foram repassadas outras treze patrulhas para os municípios: Guia Lopes da Laguna, Três Lagoas, Corumbá, Ladário, Glória de Dourados, Nioaque, Rio Brilhante, Maracaju e Rochedo, Anastácio, Dois Irmãos do Buriti, Bodoquena e Dourados.

“É desejo do governador que a Agraer fortaleça a agricultura familiar. O prefeito Delano Huber já fez um choro e em breve virá para cá uma calcareadeira. Também devemos dar um auxílio para aquisição de resfriadores e uma máquina para fazer farinha. Todas as nossas ações é pensando em reduzir o número de importação de alimentos da Ceasa que está em torno de 80%”, pontuou o diretor-presidente da Agraer, Enelvo Felini.

A céu aberto, as autoridades fizeram a assinatura em cima do trator com a presença de agricultores do distrito de Camapuã, Pontinha do Cocho, região rural que irá se beneficiar com a entrega da patrulha mecanizada.

O termo de cessão de uso da patrulha foi assinado pelo prefeito de Camapuã, Delano Huber; pelo diretor-presidente da Agraer, Enelvo Felini, e também pelo superintendente da Semagro, Renato Roscoe – que na ocasião representou o o Governo do Estado.

Banner Whatsapp Desktop
TJ MS INTERNO

Últimas Notícias

ver todas as notícias

Enquete

Você já sabe em quem votar para prefeito de seu município?

Votar
Resultados
FORT ATACADISTA - Carne Fresca (interno)
pmcg ms
TJ MS