03 de agosto de 2020 Grupo Feitosa de Comunicação
(67) 99974-5440
(67) 3317-7890
agecom
AEROPORTOS

Aeroportos brasileiros batem recorde de pontualidade

O índice de pontualidade de decolagens em 15 grandes aeroportos brasileiros no fim de ano chegou a 91,9%, o melhor resultado em nove anos.

14 janeiro 2016 - 15h45DA REDAÇÃO
Divulgação
HVM

O índice de pontualidade de decolagens durante a Operação Fim de Ano em 15 grandes aeroportos brasileiros chegou a 91,9%, o melhor resultado em nove anos. Os números consolidados da operação foram divulgados, nesta quinta-feira (14), pela Secretaria de Aviação Civil (SAC), que coordenou a operação, e levam em conta os resultados obtidos entre 10 de dezembro e 10 de janeiro. 

O balanço aponta que, das 55.673 decolagens realizadas durante o período, somente 8,1% dos voos partiram com atraso, índice recorde dentro da série histórica iniciada em dezembro de 2007 (quando os voos atrasados chegavam a 30% das partidas realizadas). Na operação anterior, ou seja, na virada de 2014 para 2015, a proporção de atrasos em relação às decolagens foi de 10,8%.

“A integração do setor aéreo é o que nos leva a ter resultados cada vez melhores. O alto nível de complexidade de uma operação como essa, envolvendo órgãos públicos e iniciativa privada, mostra o nível de preparo da aviação brasileira. Não é por acaso que estamos crescendo e emplacando posições de destaque em rankings internacionais de pontualidade e segurança”, avalia o ministro da Aviação Civil, Guilherme Ramalho.

Durante a operação Fim de Ano, agentes do setor aéreo colocam em prática um esquema de reforço nas operações, para atender o grande fluxo de passageiros que viaja nesse período. A estratégia é acordada entre integrantes do setor público e da iniciativa privada.

Participaram da operação 15 aeroportos, que são responsáveis por 80% do fluxo de passageiros no País. São eles: Guarulhos, Congonhas e Viracopos (SP), Galeão e Santos Dumont (RJ), Brasília (DF), Confins (MG), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Salvador (BA), Curitiba (PR), Manaus (AM), Fortaleza (CE), São Gonçalo do Amarante (RN) e Cuiabá (MT). Estima-se que 16 milhões de passageiros tenham passado por esses terminais durante o período.

A SAC destaca que o resultado final obtido cumpre meta prévia que havia sido firmada entre a Secretaria, companhias aéreas e autoridades responsáveis pela gestão aeroportuária no País, de manter os atrasos abaixo de 15%. Nos balanços parciais da Operação, esse índice foi de 13% (10 a 15/12), 10,2% (16 a 20/12), 9% (21 a 29/12), 4,9% (30/12 a 05/01) e 4,82% (6 a 9/01).

Ranking internacional

Aeroportos e companhias aéreas brasileiras estão entre os mais pontuais da aviação mundial. É o que afirma pesquisa da consultoria britânica OAG, especializada em inteligência de mercado de aviação, que tem a maior rede internacional de dados sobre viagens aéreas. O relatório Liga da Pontualidade 2015 mostra que os principais aeroportos do País obtiveram alguns dos melhores índices globais em diversas categorias da pesquisa, à frente, inclusive, de grandes terminais estrangeiros.

Na categoria dos maiores do mundo (mais de 20 milhões de passageiros/ano), Guarulhos aparece como o terceiro mais pontual (87,5%). Entre os 20 aeroportos com o maior número de conexões potenciais entre voos – os chamados megahubs – Congonhas ocupa a segunda posição no ranking, e Guarulhos vem logo após, em terceiro lugar.

Banner Whatsapp Desktop
FORT ATACADISTA - Auxilio Emergencial  (interno)

Últimas Notícias

ver todas as notícias

Enquete

Você vai fazer compras de Dia dos Pais neste ano?

Votar
Resultados
GAL COSTA
agecom - fullbanner
Cornavirus