23 de setembro de 2020 Grupo Feitosa de Comunicação
(67) 99974-5440
(67) 3317-7890
JBS - Covid 19
Festival

22 estados participam da seleção para a 12ª Goiânia Mostra Curtas

16 agosto 2012 - 16h37
O FLOR DA MATA - NOTICIAS

O Icumam − Instituto de Cultura e Meio Ambiente recebeu 845 inscrições para a 12ª Goiânia Mostra Curtas, que se realiza de 2 a 7 de outubro de 2012, no Teatro Goiânia, em Goiânia-GO. Em breve, a lista de filmes selecionados será divulgada no site www.goianiamostracurtas.com.br. Mato Grosso do Sul teve cinco inscrições. A 12ª Goiânia Mostra Curtas conta com o patrocínio da Petrobras, por meio da Lei Rouanet, e Sesi – Conselho Nacional; e apoio da Secretaria do Audiovisual e do Fundo Nacional de Cultura do Ministério da Cultura e do Sebrae Goiás. O Icumam aguarda providências da Secretaria de Estado da Cultura de Goiás em relação ao Teatro Goiânia, para que o local possa receber o projeto e seu público a contento.

Balanço - Segundo a diretora geral do festival, Maria Abdalla, 22 estados brasileiros estão representados nesta etapa de seleção. São Paulo concorre com 276 curtas-metragens inscritos; em segundo lugar está o Rio de Janeiro, com 162 inscrições. A produção goiana aparece em sexto lugar, com 47 filmes que buscam garantir exibição na programação oficial do festival que é um dos mais expressivos do gênero no Brasil. 

Entre filmes e vídeos inscritos, as obras de ficção são maioria: 495. Os documentários chegam a totalizar 252 obras; as animações, 34; além de 64 vídeos experimentais. “A Goiânia Mostra Curtas é uma janela importante para a produção audiovisual brasileira em curta-metragem. Tendo critério de seleção a avaliação da qualidade e da representatividade da obra, o festival valoriza a diversidade cultural brasileira e traça, a cada ano, um panorama atualizado dessa produção”, ressalta a diretora geral da 12ª Goiânia Mostra Curtas, Maria Abdalla.

Ela adianta que mais de 100 obras audiovisuais devem ser selecionadas para a Curta Mostra Brasil, Curta Mostra Municípios, Curta Mostra Goiás e 11ª Mostrinha, em uma maratona de quatro dias de exibição em mostras competitivas. Em outros três dias da semana seguinte ao festival ocorre ainda a Curta Mostra Cinema nos Bairros, também competitiva. Integra ainda a programação a Curta Mostra Especial, não competitiva, com filmes convidados cuja temática será em breve divulgada pela direção do festival.

A programação da 12ª Goiânia Mostra Curtas é totalmente gratuita. Além das mostras competitivas e não competitivas, o Icumam também programa oficinas, seminários, palestra, debate e encontros de entidades nacionais e locais da comunidade audiovisual.

Curadoria - Dentre as mostras competitivas, a diretora geral, Maria Abdalla, é responsável pela curadoria da Curta Mostra Brasil, que tem como desafio fazer um mapeamento do que há de mais significativo na produção audiovisual de todas as regiões do Brasil. O crítico de cinema Marcelo Ribeiro é curador da Curta Mostra Municípios, que reúne uma amostragem da produção realizada fora das capitais, e o jornalista e professor de cinema Rodrigo Cássio cuida da seleção das atuais obras goianas mais representativas do estado para a Curta Mostra Goiás.

Os vencedores nessas três categorias recebem prêmios de incentivo à produção, serviços e produtos oferecidos pelas maiores empresas da indústria cinematográfica brasileira. A lista de prêmios já pode ser conhecida no site do festival e o júri oficial será divulgado no mês de setembro.

Também são consideradas competitivas duas mostras destinadas a público dirigido, com júri popular, que concede o troféu Icumam ao melhor filme. A 11ª Mostrinha, dedicada à audiência infantil, conta com a curadoria do professor da UFG André Barcelos. Já a Curta Mostra Cinema nos Bairros é uma iniciativa pela democratização do acesso ao cinema brasileiro, com projeção em praça pública, em três bairros da capital goiana. A seleção dos filmes de grande potencial para se comunicar com públicos de comunidades diversas também está a cargo de Abdalla. 

Banner Whatsapp Desktop
FORT ATACADISTA - Carne Fresca (interno)

Últimas Notícias

ver todas as notícias

Enquete

Você apoia o retorno do ensino presencial em escolas públicas ainda no ano de 2020?

Votar
Resultados
TJ MS INTERNO
TJ MS
pmcg ms