segov dengue
ELEIÇÕES 2022

Zeca do PT fala de trajetória, pré-candidatura e cenário econômico de MS

30 maio 2022 - 11h30 Por Patrícia Martins

O programa Giro Estadual de Notícias desta segunda-feira (30), recebeu o pré-candidato a deputado estadual José Orcírio Miranda dos Santos,  o Zeca do PT, para detalhar sobre os projetos e expectativas para as eleições de 2022.

Aos 72 anos, com uma trajetória política concluída, já cumpriu os mandatos de deputado estadual, governador, vereador da Capital, e deputado federal, Zeca acredita que ainda pode contribuir para a trajetória do Estado. "Para contribuir no debate em um momento delicado do Brasil, eu me dispus a condição de pré-candidato estadual".

Ao desistir da pré-candidatura a governador, assumindo pela advogada Giselle Marques, Zeca explica a desistência. "Eu disse ao presidente Lula que estava declinando a pré-candidatura por uma razão, eu não tenho dinheiro, sou bancário aposentado que não fez carreira porque fazia parte do sindicato. Como posso sair em uma campanha mesmo modesta, que se gasta R$ 20 milhões? O Lula entendeu, me convidou para ir para Brasília, mas declinei novamente, pois não consigo ficar nesse trampolim vai e volta, e a conclusão foi obvia, topei a minha candidatura a deputado estadual".

O pré-candidato acredita que o Partido do Trabalhador (PT), terá uma boa campanha em Mato Grosso do Sul. "Não tenho dúvidas nenhumas que o PT vai ter um grande desempenho e vai recuperar seu papel histórico nas disputas eleitorais como protagonistas em todos os estados do Brasil e aqui não vai ser diferente".

E o grande desafio do PT em Mato Grosso do Sul será além de eleger o Luiz Inácio Lula da Silva, é montar uma bancada no Congresso Nacional. "Uma grande bancada para permitir que o Lula tenha tranquilidade para propor as  reformas que esse país precisa para entrar nos eixos. Eu quero montar uma bancada estadual de quatro, cinco deputados estaduais para Assembléia".

Ao ser questionado sobre alianças políticas aos pré-candidatos a governador, Zeca afirma que os candidatos que ainda não manifestaram apoio ao presidente Jair Bolsonaro, são André Puccinelli (MDB) e Marquinhos Trad (PSD), e com eles, não fecharia parceiras. "Não eu, mas o PT sim, nos resta Puccinelli e Marquinhos, mas eu não teria dificuldade nenhuma em apoiar Eduardo Riedel (PSDB). Se isso vier acontecer nós teremos que ser humildes e abrir mão da candidatura ao Estado, e negociar com eles uma eventual indicação para vice-governador ou ao senado para compor um palanque que apoie o Lula".

PROGRAMA GIRO ESTADUAL DE NOTÍCIAS

Sintonize o Giro Estadual de Notícias, segunda a sexta, das 07h30 às 08h30, pelo acritica.net e para as seguintes rádios de MS:

RÁDIO MARABÁ FM 93,9 – MARACAJU
RÁDIO BAND FM 100,9 - FÁTIMA DO SUL E REGIÃO DE DOURADOS
RÁDIO MONTANA FM 89,9 - INOCÊNCIA E REGIÃO DO BOLSÃO
RÁDIO SERRA FM 106,5 - RIO VERDE DE MT
RÁDIO SERRANA FM 88,7 – NIOAQUE
RÁDIO BAND FM 88,5 – PARANHOS