cassems
SENAR/MS

'Viva Pantanal' leva capacitação contra incêndios a áreas remotas de MS

15 maio 2025 - 14h00 Por Da Redação

Com o Pantanal novamente ameaçado pelos ciclos de queimadas e cheias, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/MS) lançou o Viva Pantanal, um programa inédito voltado à capacitação de moradores e produtores rurais da região pantaneira. A iniciativa foi detalhada nesta quinta-feira (15), durante entrevista de Luciane Saad, analista educacional do Senar/MS, ao Giro Estadual de Notícias.

“O objetivo principal é levar a capacitação para as propriedades rurais para preservar a natureza. Muitas vezes, as pessoas não sabem como controlar os focos de incêndio e, no desespero, acabam colocando a própria vida em risco e agravando ainda mais a situação”, explicou Luciane.

A proposta do Viva Pantanal é preparar os moradores das áreas remotas do bioma pantaneiro para agir de maneira segura e eficaz no combate inicial ao fogo, antes da chegada de equipes especializadas. Segundo Luciane, o programa vai além da prevenção: busca fortalecer a comunidade local com conhecimento técnico.

Senar/MS lança programa Viva Pantanal para capacitar moradores e certificar propriedades no combate a incêndios - (Foto: Lorena Sone)

A meta do Senar/MS é capacitar 200 pessoas até o final deste ano e certificar 130 propriedades. Ao final do curso, os participantes estarão aptos não apenas a proteger sua terra, mas também a auxiliar vizinhos em caso de emergência. “Vamos supor que nós dois temos propriedades vizinhas. Se surgir um foco de incêndio na minha área e você tiver feito o curso do Senar, você vai poder me ajudar com segurança até o socorro chegar”, destacou a analista.

Luciane ressalta que o programa está alinhado com a legislação ambiental vigente e foi pensado como um esforço coletivo de prevenção e conscientização. “A preservação do Pantanal é uma tarefa de todos: produtores, famílias ribeirinhas, poder público. É uma obrigação comum saber o que fazer e como agir numa situação de risco”, reforçou.

O curso oferecido pelo programa possui carga horária total de 54 horas e é dividido em atividades presenciais e a distância (EAD), abrangendo teoria, prática e visitas técnicas.

Entre os módulos presenciais estão:

Prevenção e combate a incêndios em áreas rurais (16h)

Formação de brigadas de incêndio (20h)

Visitas técnicas e checklist de segurança nas propriedades

Já as etapas EAD abordam conteúdos complementares, possibilitando que o aluno estude de onde estiver. “A metodologia é acessível, pensada para que qualquer pessoa possa aprender, mesmo sem escolaridade mínima. O foco está na prática. O conhecimento precisa ser aplicado, senão não faz sentido”, explicou Luciane.

Quem pode participar? - Segundo a analista do Senar, qualquer pessoa com mais de 18 anos e interesse na temática pode participar do curso. “A exigência é somente a idade mínima. Não cobramos escolaridade. A prioridade é a integridade física de quem participa”, disse. As turmas têm em média 12 alunos, o que permite um melhor aproveitamento das aulas práticas e o acompanhamento mais próximo dos instrutores.

O programa, embora oficialmente lançado agora, teve uma versão preliminar no ano passado. No entanto, não chegou a ser finalizado. “Este ano, após uma reformulação completa do plano instrucional e atualização das exigências técnicas, vamos iniciar com quatro turmas-piloto”, explicou Luciane. Essa fase inicial permitirá ajustar detalhes operacionais antes da expansão do projeto para outras localidades pantaneiras.

Como se inscrever no Viva Pantanal? - Os interessados devem procurar os sindicatos rurais dos municípios ou acessar o site www.senarms.org.br.  “O sindicato rural é nosso principal parceiro. Lá, o interessado encontrará informações completas não só sobre o Viva Pantanal, mas sobre todo o portfólio do Senar”, concluiu Luciane Saad.

Sintonize o Giro Estadual de Notícias, segunda a sexta, das 07h30 às 08h30, pelo acritica.net e para as seguintes rádios de MS:

RÁDIO MARABÁ FM 93,9 – MARACAJU
RÁDIO BAND FM 100,9 - FÁTIMA DO SUL E REGIÃO DE DOURADOS
RÁDIO MONTANA FM 89,9 - INOCÊNCIA E REGIÃO DO BOLSÃO
RÁDIO SERRA FM 106,5 - RIO VERDE DE MT
RÁDIO SERRANA FM 91,3 – NIOAQUE
RÁDIO BAND FM 88,5 – PARANHOS