BANNER FESTIVAL DA CARNE 1260X200PX-v1
EDUCAÇÃO MS

Violência nas escolas vem sendo uma das maiores preocupações da SED

31 março 2022 - 11h30 Por Mariana Lima

O ano de 2022 vem sendo marcado pelos esperados retornos às atividades presenciais. Após dois anos difíceis de aulas remotas e baixo convívio social entre os adolescentes, a secretária de educação do estado, Maria Cecília da Motta, em entrevista ao Giro Estadual de Notícias, afirmou que a violência em sala de aula é uma das maiores preocupações da secretaria.

Desde o início do ano letivo de 2022, já foram registradas cerca de três brigas em escolas públicas da capital. Todas elas envolveram alunos menores de idade e agressões físicas, além de vídeos e fotos expondo os atos. A secretária Maria Cecília afirma que já sabia que esse retorno ao convívio social seria difícil, mas que no entanto, houve um trabalho preventivo com a coordenação pedagógica das escolas para abordar competências sócio-emocionais. Ela acredita que se esse trabalho não tivesse sido feito, a situação poderia ser pior.

“Agora estamos trabalhando tudo de novo para resgatar tudo que havíamos avançado. Nós estamos contatando psicólogos e assistentes sociais. Fizemos formação ano passado e no início desse, já focados nesse acolhimento sócio-emocional dos estudantes”, afirma.

Além desse problema a ser enfrentado pela secretaria de educação, as ações de investimento nas escolas também foram positivas. Neste ano, o governo estadual vai premiar 30 escolas que tiverem os melhores resultados de alfabetização em Mato Grosso do Sul. A iniciativa faz parte do programa MS Alfabetiza - Todos pela Alfabetização da Criança e vai destinar mais de dois milhões a essas escolas.

“Nós acreditamos que é um legado que vamos deixar na educação e o impacto disso vai poder ser visto daqui uns dois anos pra frente”, diz

Maria Cecília também falou sobre a adaptação à tecnologia nas escolas, devido à pandemia. Segundo ela, o momento é totalmente diferente e é necessário aprender a lidar com as novas formas de tecnologia em todas as áreas.

“Hoje a tecnologia não substitui as pessoas, mas substitui muitas ações. Nós vemos muitas coisas já utilizando robótica, e a escola tem que ser esse local de aprendizagem e uso saudável da tecnologia”, reitera.

PROGRAMA GIRO ESTADUAL DE NOTÍCIAS

Sintonize o Giro Estadual de Notícias, segunda a sexta, das 07h30 às 08h30, pelo acritica.net e para as seguintes rádios de MS:

RÁDIO MARABÁ FM 93,9 – MARACAJU
RÁDIO BAND FM 100,9 - FÁTIMA DO SUL E REGIÃO DE DOURADOS
RÁDIO MONTANA FM 89,9 - INOCÊNCIA E REGIÃO DO BOLSÃO
RÁDIO SERRA FM 106,5 - RIO VERDE DE MT
RÁDIO SERRANA FM 88,7 – NIOAQUE
RÁDIO BAND FM 88,5 – PARANHOS