A campanha "SOS Animais Silvestres" destinada aos bichos que são vítimas dos incêndios que vem ocorrendo no Pantanal sul-mato-grossense foi lançada nesta semana pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária por meio da Comissão Estadual de Animais Silvestres (CEAS) e da Comissão Estadual de Meio Ambiente (CEMA).
O objetivo é arrecadar medicamentos e insumos de uso veterinário que serão essenciais para tratar animais vítimas das queimadas, visando se antecipar a situação que ocorre hoje no Mato Grosso.
Em entrevista ao programa Giro Estadual de Notícias, o presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Mato Grosso do Sul (CRMV-MS), Rodrigo Piva informou que a entidade e os parceiros já se organizaram e realizam parcerias para receber recursos. Ele enfatizou ainda que uma parte das primeiras doações já foi enviada às equipes que estão na Região de Costa Rica e Corumbá.
Rodrigo Piva informou que existem várias clínicas, consultórios e também o CRAS que atendem animais exóticos e silvestres. "O veterinário se preocupa com a saúde do homem, dos animais e do meio ambiente, nas emergências os animais são atendidos no local e quando ocorre alguma situação que necessita de um atendimento específico ou internação, eles estão sendo encaminhados para Campo Grande", afirma.
Atuação do médico veterinário na pandemia da Covid-19
Segundo o presidente do CRMV-MS, na pandemia muitos médicos veterinários foram convocados para trabalhar na área epidemiológica, laboratorial e na área sanitária, porém o médico-veterinário também pode participar do NASF (Núcleo de atendimento da Saúde da Família).
O presidente defendeu a atuação do profissional de medicina veterinária na pandemia e afirmou que muitas críticas são destinadas ao assunto, ele ressaltou que muitas vacinas foram criadas por profissionais da área e que a falta de conhecimento à profissão levanta os questionamentos referentes à capacidade dos profissionais.