1º Encontro Regional MIDIACOM MS
HARAS ENGENHO

Veterinário Paulo Zandavalli dá detalhes do tradicional 'Leilão Haras Engenho'

20 maio 2022 - 11h35 Por Gabriel Neri

A Fazenda Engenho realiza no próximo dia 6 de agosto o Leilão Haras Engenho. A propriedade que tem mais de 30 anos de história é uma das referências mundiais na criação de animais. Quando falamos em cavalos árabes em Mato Grosso do Sul, é impossível não associar ao lugar onde trabalha Paulo Zandavalli, médico veterinário da fazenda. Nesta sexta-feira (20), para detalhar como será o leilão de agosto, o trabalho com os cavalos e a expectativa para o evento, ele cedeu entrevista ao Giro Estadual de Notícias.

O Leilão atrai atenção de criadores de vários lugares do Brasil e do mundo. A Fazenda da família de Laucídio Coelho e o Haras Engenho é referência na criação de animais. Além de toda a mística que ronda a propriedade, Paulo afirma que o tratamento para os convidados é único. “Nosso leilão é diferente, interessante, é um leilão quente. Nós tomamos conta dos convidados de uma maneira diferenciada”. 

O evento é de grande porte e será realizado na sede do Haras Engenho, que fica na Rodovia Sidrolândia/Nioaque, km 496. Mesmo marcado para o dia 6 de agosto, às 13 horas, a preparação começa muitos meses antes. O veterinário detalhou que os preparativos começaram ainda no primeiro mês do ano. “Leilão será em agosto e estamos preparando desde janeiro. Começa com muita antecedência desde os animais. Os animais têm que estar prontos no dia do evento”. 


Paulo Zandavalli em entrevista ao Grupo Feitosa de Comunicação

Ao todo, a propriedade tem centenas de cavalos, segundo informações dadas por Zandavalli. A história do Haras vem de décadas e começou lá atrás com uma inovação da família Coelho, que foi buscar cavalos em novos mercados no leste europeu. “Nós temos um plantel de 300 animais entre cavalos que trabalham, éguas reprodutoras, garanhões, potros, potrancas e cavalos de exposição. Essas linhagens que vem da Fazenda Engenho são muito antigas”.

O leilão terá como atores principais os cavalos árabes. Destacados pela exuberância e resistência, o médico veterinário citou características dos animais.“O cavalo árabe é um ser diferenciado pela sua beleza, pela sua atitude, pela sua participação de acordo com esses milhares de anos que a raça foi selecionada”. Ainda segundo ele, essa raça está espalhada por várias regiões de Mato Grosso do Sul, em especial a pantaneira.


Exemplo de cavalo árabe (Foto: Reprodução)

Além disso, os cavalos árabes são a única raça que está presente em todos os cinco continentes tanto pela sua adaptação quanto pela capacidade de trabalho e força. “O cavalo árabe é criado das estepes russas ao Deserto do Saara. Existe uma abrangência mundial, diversidade impressionante e esse cavalo vive solto e bem em qualquer clima”.

No entanto, esses animais têm de ser criados com um trato diferenciado em relação aos outros. A relação entre domador e cavalo é “uma coisa incrível", como cita o veterinário. Sobre o processo de criação e de ensinamento, Paulo destacou: “Ele acaba que aprende uma vez só, você ensina e ele aprende. Se você ensinou errado, aprendeu errado e não vai mudar. Os domadores quando trabalham com ele têm que tomar muito cuidado. A resposta do cavalo é imediata. Ele não aceita judiaria e maus-tratos”.


 

PROGRAMA GIRO ESTADUAL DE NOTÍCIAS

Sintonize o Giro Estadual de Notícias, segunda a sexta, das 07h30 às 08h30, pelo acritica.net e para as seguintes rádios de MS:

RÁDIO MARABÁ FM 93,9 – MARACAJU
RÁDIO BAND FM 100,9 - FÁTIMA DO SUL E REGIÃO DE DOURADOS
RÁDIO MONTANA FM 89,9 - INOCÊNCIA E REGIÃO DO BOLSÃO
RÁDIO SERRA FM 106,5 - RIO VERDE DE MT
RÁDIO SERRANA FM 88,7 – NIOAQUE
RÁDIO BAND FM 88,5 – PARANHOS