O número de acidentes com escorpiões tem causado preocupação para o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). No ano passado só no primeiro semestre, quase 500 pessoas procuraram atendimento nas unidades de saúde depois de terem sido picadas por esses animais.
A maior preocupação é o número significativo de atendimentos feitos nos últimos quatro meses, quando os acidentes são mínimos por causa das baixas temperaturas e tempo seco, o que faz com que os escorpiões não saiam de seus esconderijos.
De acordo com gerente técnica da Scraps (Setor de Controle de Roedores, Animais Peçonhentos e Sinantrópicos) Christianne Brandão, em entrevista ao programa "Giro Estadual de Notícias" desta segunda-feira (6), toda espécie de escorpião é venenoso, por isso é muito importante que os moradores tenham cuidados para controlar os escorpiões, sendo necessário para isso construir barreiras físicas e usar inseticidas para afastá-los.
"Não existe um inseticida eficaz para matar escorpiões. É necessário usar barreiras físicas em portas e janelas para que o escorpião não se aloje na parte interna de casa. Usar água sanitária por exemplo vai repelir o inseto, mas desde que tenham essas barreiras físicas na residência. Criação de galinhas por exemplo não é bem viável, pois o escorpião daqui fica em terrenos sujos e vem diretamente das redes de esgoto e galinha não fica ciscando em redes de esgoto", informa.
Ela explica que nos meses em que as temperaturas costumam ficar mais amenas em Campo Grande, é comum que os animais permaneçam em seus esconderijos. "Além das temperaturas e tempo seco, essa época não é a de reprodução dos insetos que fazem parte da alimentação do escorpião, mas acontece que nesse ano não tivemos uma redução nas notificações", explica.
A gerente técnica informa que locais como guarda-roupa, armários, cesto de roupas e frestas de parede são lugares propícios em que escorpiões ficam escondidos até 14 meses sem se alimentar. "A fêmea não precisa necessariamente do macho para se reproduzir. Ela se auto reproduz alimentando dos seus próprios filhotes para continuar naquele determinado local que ela considera adequado para viver", alerta.
Em caso de acidente, o indicado é ir até uma unidade de saúde, onde tomará medicação e ficará em observação, para controlar imediatamente uma possível reação alérgica ao veneno do animal. Crianças e idosos são quem mais precisam de atenção quando picados por escorpiões.
Algumas dicas para evitar escorpiões em casa:
Coloque telas nos ralos;
Ponha rodo de vedação nas portas;
Instale protetor nas tomadas;
Elimine frestas das paredes ou chão;
Mantenha o quintal cuidado e limpo;
Elimine entulhos no local;
Conserve o ambiente limpo, o que previne o aparecimento das baratas, alimento do escorpião;
Não acumule lixo, outro atrativo de baratas e consequentemente de escorpiões;
Tenha atenção e cuidado com locais pequenos e escondidos, como armários, calçados, cobertores e embaixo do colchão, que costumam ser os esconderijos preferidos dos escorpiões.