O uso demasiado de aparelhos celulares, tablets e até mesmo intensos períodos diante da TV, estão prejudicando a vista das crianças e aumentando o número de jovens míopes. Este crescimento nos índices já foi inclusive alertado pela Organização Mundial da Saúde, que prevê que, até 2020, 35% das pessoas terão miopia. Um dos motivos do avanço é o uso excessivo de celulares e tablets, que afeta principalmente a visão das crianças. De acordo com o oftalmologista e vereador Lívio Leite, que participou nesta quinta-feira (30) do programa Giro Estadual de Notícias os casos vem crescendo nos consultórios.
"Temos observado muito um crescimento grande de surgimento de miopia em crianças que eventualmente não teriam ou teriam o problema mais tarde. Isso tem explicação, e é comprovado pelo uso continuo destes aparelhos ou mesmo da leitura. Isso acaba estimulando mesmo o surgimento ou aumento de miopia mesmo para quem nem tem predisposição", frisou.
No entanto, o que preocupa o oftalmologista é que os casos vêm ocorrendo cada vez mais cedo. "Existe a miopia pré adquirida, ou seja a gente ia ter casos na adolescência, adolescência tardia ou na idade adulta em função da leitura mais prolongada. Mas o que está ocorrendo nas últimas décadas são crianças que estão tendo uso excessivo da visão de perto. Este estímulo desde muito cedo eleva o aparecimento de casos", enfatizou.
Outro grave problema causado pelos aparelhos está ligado a luminosidade. "As telas emitem uma luz azul e esta luz tem conseqüências para a visão. Existem indícios de que o acúmulo de luz azul pode trazer outras doenças retinianas até mais sérias. A mais comum é a degeneração macular senil. Ou seja aquilo que se acumula de radiação ultra violeta ao longo da nossa vida. Quando chega numa idade avançada este acúmulo é tão grande que pode ocasionar perda da visão central", alertou.
O ofltalmologista ainda alertou para o perigo de pessoas que compram óculos sem receita e já com grau. "Qualquer tipo de óculos de grau precisa ser feito com médico. Os óculos de sol também e são obrigação de uso para todo mundo, mesmo os bebes. Qualquer tipo de estímulo na luz natural pode acarretar danos retinianos e de envelhecimento precoce no mecanismos oculares. Os óculos de sol precisam ser usados, mas devem ser de qualidade comprovada", ressaltou.
O médico ainda falou sobre os perigos do uso de colírios sem prescrição média e ainda do hábito de coçar os olhos. "Coçar os olhos tem um problema mais sério, que vai além do descolamento de retina.O hábito pode deixar a retina mais fina e está relacionado até mesmo a problemas de seratoconia. Os danos que você causa aos olhos quando coça são muito grandes que vão de achatamento até comprometimento das estruturas".