tjmsmedidaprotetiva
ELEIÇÕES 2022

TRE/MS orienta sobre o primeiro título e a regularização de situação eleitoral no Estado

23 março 2022 - 11h37 Por Rafael Pereira

Em virtude da pandemia em que vivemos nos últimos anos e visando preservar a saúde coletiva, o Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul (TRE/MS) disponibiliza a plataforma de autoatendimento 'Título Net’, assim como outros estados do país.

Por meio da ferramenta o eleitor tem acesso a serviços como o requerimento primeira via do título (alistamento), mudança de município (transferência), alteração de dados pessoais, local de votação por justificada necessidade de facilitação de mobilidade ou revisão para a regularização de inscrição cancelada.

Para explicar melhor sobre o assunto e tirar possíveis dúvidas, o Giro Estadual de Notícias desta quarta-feira (23) recebeu o diretor-geral do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul, Hardy Waldschmidt. “O sistema permite ao cidadão regularizar toda pendência com a justiça eleitoral sem sair de casa”, afirmou.

Segundo o último levantamento realizado pelo TRE o Estado possui 1,8 milhões de eleitores aptos a votar nas eleições de 2022, deste total 9,1 mil ou 0,5% da população estão na faixa etária dos 16 a 17 anos, idade que constitucionalmente é facultativa para a inscrição eleitoral.

“Inclusive as pessoas que completam 16 anos até o dia da eleição, ou seja, hoje com 15 anos e alguns meses já podem se inscrever, pois só é preciso que se tenha 16 anos completos no dia da votação, portanto nós incentivamos aos jovens que se inscrevam”, reitera Hardy.

Além da aquisição do primeiro título, ainda estamos em meio ao período de regularização eleitoral que dura até o dia quatro de maio. Aproximadamente 35 mil eleitores estão com irregularidades junto ao tribunal eleitoral e podem ficar de fora das eleições de 2022.

“Sugiro que verifiquem a sua situação eleitoral, pois é muito simples e só precisa do número do seu título de eleitor, eu falo da importância disso, porque só irá para urna o nome do eleitor que estiver com a situação regular”, explica o Diretor.

A prioridade de atendimento do TRE no momento é o atendimento por meio do Título Net, onde de forma simples e intuitiva é possível resolver grande parte dos problemas. Para além disso, em situações de extrema dificuldade no acesso à plataforma há um agendamento que pode ser feito online.

Para o Hardy é evidente a importância de se conseguir realizar a regularização eleitoral, seja de forma online ou presencial. “Não deixe de regularizar a sua situação ou regularizar seu título, a democracia precisa da participação de todos e o eleitor tem essa força gigante de definir os destinos da nação”, finaliza.

 

PROGRAMA GIRO ESTADUAL DE NOTÍCIAS

Sintonize o Giro Estadual de Notícias, segunda a sexta, das 07h30 às 08h30, pelo acritica.net e para as seguintes rádios de MS:

RÁDIO MARABÁ FM 93,9 – MARACAJU
RÁDIO BAND FM 100,9 - FÁTIMA DO SUL E REGIÃO DE DOURADOS
RÁDIO MONTANA FM 89,9 - INOCÊNCIA E REGIÃO DO BOLSÃO
RÁDIO SERRA FM 106,5 - RIO VERDE DE MT
RÁDIO SERRANA FM 88,7 – NIOAQUE
RÁDIO BAND FM 88,5 – PARANHOS

Clique no botão PLAY, no centro da imagem acima, e confira a entrevista na íntegra.